Conecte-se conosco

Polícia

Polícia Civil deflagrada operação contra organização criminosa formada por servidores municipais em Porto Velho

Publicado

em

A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Combate ao Crime Organizado – DRACO 1, com o apoio de outras unidades do Departamento de Estratégia e Inteligência da Polícia Civil – DEI, Departamento de Polícia Especializada – DPE e da Gerência de Administração e Finanças – GAF, deflagrou nesta manhã a fase ostensiva da “Operação Basalto”, consistente no cumprimento de 20 (vinte) medidas cautelares de busca e apreensão.

A ação é resultado da investigação materializada no Inquérito Policial de nº 008/2021-DRACO, cujo objetivo é identificar os integrantes de uma associação criminosa formada por servidores públicos lotados na Secretaria de Obras – SEMOB, da Prefeitura Municipal de Porto Velho – RO, os quais estavam comercializando insumos (cascalho, pedra brita, bota-fora), utilizados na correção e asfaltamento de vias urbanas, além de utilizarem as máquinas públicas para prestação de serviços a particulares, cobrando valores por essas atividades.

Foram identificadas algumas lojas de materiais de construção e diversos particulares que adquiriam esses insumos desviados e comercializados, bem como contratavam os “serviços” prestados pelos investigados, os quais também responderão pelos crimes praticados.

Durante as investigações foi constatado que os investigados recebiam os valores relativos à venda dos insumos por meio de pix e até mesmo por máquina de cartão, já que alguns servidores chegaram ao cúmulo de dispor de máquina para essa forma de pagamento.

No dia de hoje estão sendo realizadas buscas nas residências dos investigados e na Secretaria de Obras-SEMOB, visando robustecer as provas constantes do inquérito e identificar outros servidores que eventualmente façam parte do esquema criminoso, bem assim visa cessar a prática dos crimes.

A operação contou com o apoio de 77 (setenta e sete) Policiais Civis, já que até o presente momento foram identificados um total de 19 (dezenove) investigados.

O NOME DA OPERAÇÃO: 

O nome da operação, BASALTO, foi inspirado nas espécies e finalidades dos insumos que eram desviados e comercializados pelos investigados.

Publicidade
Publicidade

Publicidade

O Jornal Digital Portal de Rondônia é um portal de notícias independente compromissado em transmitir os fatos, leva as principais notícias de Rondônia, do Brasil e do Mundo.

Publicidade

Facebook

Publicidade

Grupo de notícias

Publicidade