Não é de hoje que a assessoria de imprensa da Polícia Rodoviária Federal (PRF) recebe críticas pela metodologia implantada pela instituição. Recentemente, diversos profissionais de comunicação, de sites de notícias e emissoras de TVs, foram tratados de maneira grosseira, ao solicitarem informações de ocorrências que estavam chegando no Departamento de Flagrantes, em Porto Velho.
Na ocasião, os PRFs afirmaram que não poderiam passar informações e que se quiséssemos, deveríamos buscar a assessoria de comunicação. No entanto, quando questionamos a assessoria da PRF, a resposta demora, inclusive mais de um dia, em outras vezes, nem retorno a imprensa recebe.
O que queremos, simplesmente, é que as informações de ocorrências policiais das rodovias federais em Rondônia, em tempo real, seja fornecido pela assessoria de imprensa de comunicação ou pelos próprios agentes no momento do registro das ocorrências, fortalecendo assim, o papel da imprensa em manter a população de Rondônia bem informada e a boa parceria com a PRF Rondônia.
A intenção inicial da PRF, no que parece, é publicar em redes sociais, tanto é que na maioria das vezes as imagens disponibilizadas são as usadas pela PRF em redes sociais, e quando são solicitadas, eles ainda destacam que fazem isso porque não tiveram o crédito. Ora, a preocupação da PRF é com os créditos de suas imagens e não com a divulgação das ações?
E tem mais. Na divulgação das apreensões e prisões eles nunca divulgam dados, sejam pessoais ou mesmo de informações que garantam o mínimo de credibilidade a notícia. Os dados pessoais, de fato são protegidos, mas de onde saiu a droga apreendida, pra onde iriam, são informações necessárias.
No Amazonas, por exemplo, a PRF passa informação detalhada, o que não existe na capital rondoniense.
Vale ressaltar, que todas as vezes que a PRF solicita a colaboração da imprensa de Rondônia, prontamente o pedido é atendido. Todas as matérias relevantes para a população é divulgada por sites, TVs, jornais impressos e rádio.
Mas, quando a imprensa precisa de alguma informação em locais de acidentes, muitas das vezes, as equipes são desrespeitadas. A assessoria de comunicação da PRF de Porto Velho, por várias vezes, já foi informada sobre esse tratamento da PRF, por parte de alguns agentes, com a imprensa, mas nada foi feito.
Gostaríamos que a instituição se pronunciasse com relação o tamanho desrespeito com profissionais de imprensa que só querem fazer seus trabalhos mostrando as ações da PRF.
Assinam essa nota:
Jornal Eletrônico Hora 1 Rondônia
Jornal Eletrônico Portal de Rondônia
Jornal Eletrônico PVH Notícias
Jornal Eletrônico Lente Nervosa
Jornal Eletrônico Rondonianoar
Jornal Eletrônico Rondoniagora
Jornal Eletrônico Rondonoticia
SIC TV