Conecte-se conosco

Polícia

Rondônia é o quarto estado do país com queda no índice de assassinatos em 2023

Publicado

em

Os dados foram divulgados no monitor da violência, do grupo Globo, com base no painel da segurança pública de Rondônia. Diferente de anos anteriores, a taxa de criminalidade no estado teve redução significativa no número de assassinatos, – 21,6 % se comparado a este mesmo período em 2022.

Essa baixa é nitidamente vista no trabalho que a Secretaria de Segurança Publica vem desenvolvendo. O Governo de Rondônia está investindo na segurança pública, promovendo a integração entre os órgãos de segurança, aprimorando a troca de informações, como também a coordenação de ações.

Estão sendo desenvolvidas estratégias de policiamento comunitário, que fortalecem a relação de confiança entre a população e as forças de segurança, aumentando a eficácia na prevenção e repressão ao crime.

O Governador do Estado, Marcos Rocha, enfatizou o resultado positivo das ações realizadas pelas forças de segurança, “Os resultados dessas abordagens abrangentes, estão refletidos na diminuição expressiva dos índices de violência em nosso estado. Essa redução representa mais do que números estatísticos, é a transformação de vidas, o resgate da sensação de segurança e a construção de um futuro promissor para todos os rondonienses..” Afirmou.

O Secretário da Sesdec – Felipe Vital, ressaltou a grande baixa nos números ,“ A segurança pública de Rondônia está trabalhando, seguindo a determinação do governador e o resultado é visível e sentido pela população, isso mostra que estamos no caminho certo” explicou.

PROGRAMA CIDADE SEGURA

O programa da Sesdec tem vários eixos de atuação, entre eles:
– Operação Máximus, que visa coibir o furto e o roubo, bem como os crimes contra a vida;
– Operação Disque Silêncio, para averiguação de crimes de perturbação do sossego;
– Operação Reforço Policial, que visa diminuir o tempo de resposta da polícia no atendimento das solicitações, através do telefone 190;
– Operação Visibilidade, que busca trazer sensação de segurança à sociedade, com pontos fixos em cruzamentos com grande fluxo de pessoas, nos horários de maior movimento;
– Operação Fio Desencapado, que busca inibir o mercado ilícito de cobre na Capital, bem como hidrômetros, fios elétricos, alumínio e baterias, atuando diretamente nas empresas que compram esses materiais.

Os resultados dessa abordagem abrangente, estão refletidos na diminuição expressiva dos índices de violência em nosso estado. Essa redução representa mais do que números estatísticos, é a transformação de vidas, o resgate da sensação de segurança e a construção de um futuro promissor para todos os rondonienses.

INVESTIMENTOS

Foram investidos em armamentos, uniformes de camuflagem (equipamento de proteção individual para operações em campo), drones, coletes e a blindagem de três viaturas da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais – Core, totalizando mais de R$ 1 milhão de reais somente em investimento com equipamentos para segurança Publica.

Fonte: Assessoria

Publicidade
Publicidade

Publicidade
Publicidade

O Jornal Digital Portal de Rondônia é um portal de notícias independente compromissado em transmitir os fatos, leva as principais notícias de Rondônia, do Brasil e do Mundo.

Publicidade

Facebook

Publicidade

Grupo de notícias

Publicidade