Conecte-se conosco

Polícia

Polícia Civil prende três homens em operação no combate aos crimes de violência doméstica

Publicado

em

A Polícia Civil do Estado de Rondônia, por intermédio da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher – DEAM/PVH, deflagrou durante o mês de junho mais uma operação em combate aos crimes de violência doméstica na capital rondoniense, a operação Espectro.

A ação policial resultou na prisão de três homens e apreensão de três armas de fogo. Segundo as investigações, os suspeitos ameaçavam suas companheiras com as armas de fogo, gerando pânico as vítimas.

Segundo o Instituto Sou da Paz, a metade dos feminicídios ocorridos entre 2012 e 2020 envolveram armas de fogo. Nesse sentido, é de extrema importância a formalização das denúncias à Polícia Civil quando o agressor seja possuidor de arma de fogo ou a ela tenha fácil acesso.

A denominação da Operação ESPECTRO (registro fotográfico/fantasma) faz referência a compreensão distorcida do conceito de relacionamento amoroso onde muitos homens exercem uma relação posse e domínio da mulher, praticando atos de controle que atualmente configuram o DELITO DE DANO EMOCIONAL.

A DEAM/PVH executou o Projeto Ampliação, durante o qual realizados mutirões destinados ao aumento de atendimento às vítimas, dos quais resultaram no atendimento de 374 vítimas de violência doméstica, na instauração de 124 Inquéritos Policiais, 135 Medidas Protetivas.

Os Inquéritos de Violência Doméstica correm sob segredo de justiça, sendo o sigilo decretado para preservação das vítimas e seus familiares.

Todo e qualquer ato de abuso moral, físico, psicológico, financeiro e sexual devem ser denunciados pela vítima e ou testemunhas para a devida adoção das medidas estatais necessárias para inserção das vítimas na Rede de Proteção à Violência Doméstica e consequente instrução criminal para responsabilização dos agressores.

A PCRO desempenha suas atividades voltadas ao combate efetivo à Violência Doméstica Contra a Mulher, atua alinhada ao Plano Nacional de Enfrentamento ao Feminicídio e informa que as denúncias devem ser realizadas no Estado de Rondônia através do disque 197 da Polícia Civil (inclusive de forma anônima), através do site http://delegaciavirtual.sinesp.gov.br, em qualquer unidade das UNISPs e nas DEAMs.

Fonte: Assessoria da Polícia Civil

Publicidade
Publicidade

Publicidade
Publicidade

O Jornal Digital Portal de Rondônia é um portal de notícias independente compromissado em transmitir os fatos, leva as principais notícias de Rondônia, do Brasil e do Mundo.

Publicidade

Facebook

Publicidade

Grupo de notícias

Publicidade