A Polícia Federal, em conjunto com o Ibama, deflagrou a Operação Borda de Proteção III, entre os dias 19 e 21 de julho, com ações na Terra Indígena Karipuna e no Parque Nacional do Mapinguari.
Em Karipuna foram encontrados e inutilizados dois acampamentos, que funcionavam como base para o desmatamento da área protegida.
Já no Parque Nacional do Mapinguari, local em que ocorria extração ilegal de ouro, foi verificada uma grande área de devastação ambiental, onde a mineração era praticada sem qualquer autorização dos órgãos responsáveis. Foram inutilizados oito acampamentos, nove motores de dragagem, quatro geradores de energia elétrica e uma embarcação com motor de dragagem acoplado.
A ação contou com a presença de 21 policiais federais, treinados para repressão a crimes ambientais em ambiente de selva, que utilizaram o helicóptero e a embarcação da PF, para acessar os pontos de difícil acesso na região.
A primeira edição da operação foi realizada dia 11/05. A segunda, dia 29/05, quando foi feita a inutilização de uma ponte.
A Polícia Federal, em conjunto com os demais órgãos de proteção ambiental, utiliza todos os meios disponíveis para reprimir os crimes ambientais praticados em áreas protegidas pela legislação.