Conecte-se conosco

Polícia

Bope e Polícia ambiental iniciam operação para retirar os invasores de terras do Parque Estadual de Guajará-Mirim

Publicado

em

Teve início a 1ª fase da Operação “Desocupação do Parque Estadual de  Guajará-Mirim”, uma ação conjunta realizada pela Polícia Militar, por meio de suas tropas especializadas, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (SEDAM) e o Ministério Público do Estado de Rondônia (MP/RO). A operação visa cumprir a decisão judicial n° 0803117-74.2023.8.22.0000, que determina a desocupação da Unidade de Conservação Ambiental Parque Estadual Guajará-Mirim.

Localizado entre os municípios de Nova Mamoré e Buritis, o Parque Estadual Guajará-Mirim vem enfrentando sérios problemas de invasões e desmatamento ilegal, que têm comprometido sua integridade ambiental. As atividades devastadoras realizadas por invasores resultaram na destruição de centenas de hectares de florestas, colocando em risco a rica biodiversidade do local e prejudicando os ecossistemas ali presentes.

As tropas envolvidas na operação são especializadas e bem treinadas, incluindo o Batalhão de Operações Especiais (BOPE), Batalhão de Policiamento de Choque (BPCHOQUE), Batalhão de Fronteiras e Divisas (BPFRON), Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e Núcleo de Operações Aéreas (NOA). O objetivo principal é assegurar o cumprimento da decisão judicial, garantindo a desocupação da área e a preservação do ambiente natural.

Desde o início da operação, diversas conquistas foram alcançadas. As equipes conseguiram apreender uma arma de fogo, recuperar um veículo VW/T CROSS que havia sido roubado, além de identificar e apreender três motocicletas, uma delas identificada como objeto de furto. Além disso, durante as ações, foi realizada a captura de um indivíduo foragido, que estava sendo procurado pelas autoridades.

Diversos invasores, cientes da ilegalidade de suas ocupações, optaram por deixar a área voluntariamente. Contudo, estão sujeitos a responder criminalmente pelos danos ambientais causados, em decorrência do desmatamento realizado na Unidade de Conservação.

O Tenente-Coronel PM Adenilson, comandante da operação, expressou que o compromisso das forças de segurança e das entidades ambientais é a completa desocupação do Parque Estadual Guajará-Mirim, bem como a aplicação rigorosa da lei para combater atividades ilegais que ameaçam o ecossistema local.

A 1ª fase da Operação Desocupação do Parque Estadual Guajará-Mirim continua em andamento, com o firme propósito de restaurar a integridade ambiental da região e preservar o patrimônio natural para as gerações futuras. As autoridades envolvidas estão comprometidas em garantir que a lei seja cumprida e que o Parque Estadual Guajará-Mirim seja devolvido à sua função primordial de conservação e proteção da biodiversidade.

Fonte: Assessoria da Polícia Militar

Publicidade
Publicidade

Publicidade
Publicidade

O Jornal Digital Portal de Rondônia é um portal de notícias independente compromissado em transmitir os fatos, leva as principais notícias de Rondônia, do Brasil e do Mundo.

Publicidade

Facebook

Publicidade

Grupo de notícias

Publicidade