Conecte-se conosco

Polícia

Empresa que fraudava licitações e distribuía carnes impróprias para consumo nas escolas é alvo da Polícia Civil em Porto Velho

Publicado

em

A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Combate ao Crime Organizado – DRACO 1, com o apoio de outras unidades do Departamento de Estratégia e Inteligência da Polícia Civil – DEI, do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), da Secretaria de Finanças (SEFIN) e da Polícia Técnica Científica (POLITEC), deflagrou nesta manhã a fase ostensiva da “Operação Charcuterie”, consistente no cumprimento de seis mandados de busca e apreensão e fiscalização em cinco das maiores escolas desta cidade de Porto Velho.

A ação é resultado da investigação materializada no Inquérito Policial nº 10.809/2023-DRACO, que teve como alvo uma organização criminosa suspeita de fraude em licitação, relacionada à empresa responsável pelo fornecimento de carnes e charques para as escolas estaduais da cidade de Porto Velho.

Durante a investigação, foi constatado que a referida empresa entregava produtos impróprios para o consumo, inclusive com indícios de falsificação de marca e selo de origem. Mais surpreendente ainda foi o fato de a empresa estar registrada em nome de uma terceira pessoa, utilizada como intermediária (laranja) pelos líderes da organização criminosa.

No curso do processo apuratório as autoridades encontraram indícios de documentos fraudulentos, adulteração de embalagens e selos, o que corrobora as suspeitas levantadas anteriormente, representando um risco direto à saúde dos estudantes das escolas estaduais de Rondônia.

Os líderes desta organização criminosa enfrentarão acusações que englobam fraude em licitação, falsidade ideológica, colocação de produtos impróprios ao consumo, o que atinge não apenas a coletividade, como cada aluno atendido pela merenda escolar.

A operação Charcuterie destaca o compromisso da Polícia Civil e do Governo do Estado de Rondônia em coibir práticas criminosas que ameaçam a saúde e a segurança da população, especialmente quando envolvem a alimentação escolar. As investigações prosseguem para responsabilizar todos os envolvidos e evitar ocorrências similares no futuro.

Na fase ostensiva que fora deflagrada na data de hoje, contou-se com cerca de 50 (cinquenta) servidores entre policiais civis, auditores, médicos veterinários e peritos.

A denominação Charcuterie é expressão originada do francês que consiste na técnica de preparação de alimentos que envolve o processamento e a conservação de carne, geralmente por meio de métodos como salga, cura, defumação e fermentação.

Fonte: Assessoria da Polícia Civil

Publicidade
Publicidade

Publicidade
Publicidade

O Jornal Digital Portal de Rondônia é um portal de notícias independente compromissado em transmitir os fatos, leva as principais notícias de Rondônia, do Brasil e do Mundo.

Publicidade

Facebook

Publicidade

Grupo de notícias

Publicidade