Conecte-se conosco

Polícia

Polícia Federal deflagra operação contra garimpeiros para combater extração ilegal de minério

Publicado

em

A Polícia Federal, em ação conjunta com o IBAMA e a Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania (SESDEC) deflagrou, dia 1/3, a Operação Polígonos, a fim de prevenir e reprimir a extração ilegal de minério no Parque Nacional Mapinguari e região.  

Foram inutilizadas duas escavadeiras hidráulicas, conhecidas como PC e cinco motores bomba empregados na extração ilegal de cassiterita dentro do Parque e nas adjacências. 

Mais de 20 profissionais participaram da ação, dentre policiais federais treinados para atuar em ambiente de selva, servidores do IBAMA e da SESDEC. A equipe utilizou uma aeronave tática do SESDEC e duas embarcações para os trabalhos. 

Durante as investigações, constatou-se que garimpeiros agiam ilegalmente sem qualquer permissão dentro do Parque, enquanto outros, com estrutura mais robusta e emprego de máquinas pesadas, avaliadas em mais de R$ 1 milhão, extraíam minério ainda na fase de requerimento junto à Agência Nacional de Mineração, o que é proibido. Imagens de satélite comprovaram que havia modificação nociva ao meio ambiente, decorrente da ação predatória no local.

A Polícia Federal e os demais órgãos continuam presentes na região para manter a integridade do meio ambiente, preservar a fauna e a flora, de modo que ações que atentem contra esses bens serão reprimidas com o rigor da lei penal e ambiental. 

O nome da Operação “Polígonos”, faz referência aos processos existentes na Agência Nacional de Mineração, que permitem que empresas atuem dentro de certo perímetro. Entretanto, fora desses polígonos, a extração de minério é ilegal e será combatida com todos os meios disponíveis aos órgãos que têm atribuição para atuar na seara ambiental.

Fonte: Assessoria da PF

Publicidade
Publicidade

Publicidade
Publicidade

O Jornal Digital Portal de Rondônia é um portal de notícias independente compromissado em transmitir os fatos, leva as principais notícias de Rondônia, do Brasil e do Mundo.

Publicidade

Facebook

Publicidade

Grupo de notícias

Publicidade

error: Ė vedada a reprodução de conteúdo sem a citação da fonte ou autorização do proprietário