Conecte-se conosco

Polícia

Polícia Civil deflagra operação e elucida cinco homicídios cometidos dentro de penitenciárias

Publicado

em

Nesta sexta-feira (19/04), a Polícia Civil de Rondônia, por meio da DEDCSP – Delegacia Especializada em Delitos cometidos no Sistema Penitenciário, concluiu todas as investigações de crimes de homicídios praticados em unidades prisionais na capital ocorridos no ano de 2023. Todos os inquéritos policiais foram relatados com seus respectivos autores apontados para que sejam processados, julgados e responsabilizados pelos crimes praticados.

Para a conclusão dos trabalhos, nesta sexta-feira, a DEDCSP, com o apoio da 1ª DP de Ouro Preto do Oeste, deu cumprimento a seis mandados de prisão preventiva em Outro Preto do Oeste. Com o encerramento das investigações das 5 mortes violentas ocorridas ano passado, a DEDCSP conclui com 100% de elucidação nos homicídios, com um total de 25 presos preventivamente e um foragido, com o mandado em aberto para cumprimento.

Desde outubro até o final de 2023 não voltaram a ocorrer homicídios, bem como, no ano de 2024 não há nenhum homicídio praticado em unidades prisionais nesta capital.

A DEDCSP foi criada para a investigação de crimes praticados em unidades prisionais do sistema prisional da capital, tendo forte atuação desde quando emitidas as medidas provisórias contra a República Federativa do Brasil por conta das mortes no Presídio Urso Branco, especialmente as chacinas de 2002 e 2004. Mesmo com o levantamento de tais medidas a especializada dedica-se na apuração de crimes relacionados às violações de direitos humanos contra presos/apenados e, especialmente, contra crimes contra a vida, evitando-se o retorno dos cenários anteriores.

Fonte: Assessoria da Polícia Civil

Publicidade
Publicidade

Publicidade
Publicidade

O Jornal Digital Portal de Rondônia é um portal de notícias independente compromissado em transmitir os fatos, leva as principais notícias de Rondônia, do Brasil e do Mundo.

Publicidade

Facebook

Grupo de notícias

Publicidade