Polícia
Polícia Ambiental desativa serraria clandestina e prende suspeito em flagrante

Em mais uma ação de combate aos crimes ambientais, o Batalhão de Polícia Ambiental da Polícia Militar de Rondônia, em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (SEDAM), realizou uma operação na Estação Ecológica Samuel (ESEC Samuel) no dia 15 de fevereiro de 2025. Durante patrulhamento na região, as equipes localizaram uma serraria clandestina e apreenderam maquinários, madeira ilegal e uma arma de fogo, além de efetuarem a prisão de um suspeito envolvido na atividade criminosa.
A ação ocorreu por volta das 8horas, durante patrulhamento no interior da Estação Ecológica. Em uma área de floresta, as equipes identificaram um carreador com sinais de movimentação recente de veículos, o que levantou suspeitas de exploração ilegal de madeira.
Seguindo os rastros, os policiais encontraram um barraco coberto com lona preta, utilizado como base para atividades ilícitas. No local, estava o L. O. S. e sua esposa, T. R. S. S.. Durante a vistoria, os agentes localizaram uma espingarda calibre 20 com dois cartuchos intactos, um gerador de energia, uma serraria móvel Induspam, um trator Valmet modelo 1280, além de grande quantidade de madeira in natura e serrada.
Questionado, o abordado alegou que a arma pertencia a um homem morador do Assentamento Rio Verde, e que apenas a estava guardando. Sobre a madeira, afirmou que havia sido contratado por um outro indivíduo para realizar o transporte e desdobramento do material, negando conhecimento sobre a propriedade da área e informando estar no local há oito dias.
Diante das irregularidades, o abordado foi autuado e preso pelos crimes de posse ilegal de madeira sem autorização (Art. 46 da Lei Federal 9.605/98) e posse irregular de arma de fogo de uso permitido (Art. 12 da Lei 10.826/03).
fora feito a apreensão de todo o maquinário e madeira ilegal. A aferição volumétrica constatou um total de 79,1349 m³ de madeira, sendo 47,6814 m³ de madeira serrada e 31,4535 m³ de toras in natura.
Após a confecção dos documentos, o abordado foi levado à Central de Flagrantes de Porto Velho, onde foi apresentado à autoridade competente para as providências cabíveis.
A Polícia Militar Ambiental de Rondônia segue atuando de forma rigorosa no combate aos crimes ambientais, reforçando o compromisso com a proteção das Unidades de Conservação e o desenvolvimento sustentável do estado.
Fonte: Assessoria da Polícia Militar
