Polícia
Polícia Civil prende mais sete envolvidos com incêndio a ônibus escolares em onda de ataques na capital

Na manhã desta quarta-feira (30), a Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio da 10ª Delegacia de Polícia de Porto Velho, deflagrou a Operação Rescaldo, em ação conjunta com a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICO) e o GAECO/MPRO.
Na ocasião, a ORCRIM incendiou 10 (dez) veículos escolares no Distrito de União Bandeirantes, em ataque realizado à Escola 03 de Dezembro, ficando 8 (oito) veículos totalmente destruídos e 2 (dois) parcialmente danificados. Quanto ao ataque no Distrito de Jaci-Paraná, 5 (cinco) ônibus da Escola Municipal Joaquim Vicente Rondon foram incendiados.
A operação, que contou com o apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), resultou na prisão de sete indivíduos, dos doze investigados pelos ataques criminosos a ônibus nos distritos de Mutum Paraná, Jaci Paraná e União Bandeirantes, ocorridos em janeiro deste ano. Além das prisões, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Poder Judiciário, com base nas investigações conduzidas pela Polícia Civil.
Os fatos investigados ocorreram durante a onda de ataques a prédios, instalações, ônibus e outros bens públicos e particulares em janeiro deste ano de 2025 em retaliação a ações legítimas das forças de segurança contra facções criminosas em Porto Velho/RO.
Os alvos da operação deflagrada na presente data visavam, com a prática dos crimes de incêndio em veículo de transporte coletivo (art. 250, §1°, II, “c”, do CPB), explosão (art. 251, § 2º, do CP) e promover, constituir e integrar organização criminosa (art. 2°, caput, da Lei 12.850/2013), angariar respeito de integrantes hierarquicamente superiores da facção, seguindo determinações de um “salve geral” da cúpula, contendo diretrizes gerais e específicas sobre alvos, métodos de execução e medidas para evitar a identificação dos envolvidos.
O nome da operação (Rescaldo) é uma referência à continuidade da atuação da segurança pública rondoniense no enfrentamento à onda de ataques que atingiu o Estado no mês de janeiro deste ano, visando desvendar todos os crimes praticados.
O MPRO reforça seu compromisso com a sociedade e com as forças de segurança pública no combate à criminalidade organizada, visando à garantia da paz e tranquilidade públicas.


Fonte: Assessoria do MP/RO
