Polícia
Estelionatário é condenado a mais de oito de prisão por golpes no setor agropecuário

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) obteve, no Poder Judiciário, a condenação de um homem, pela prática de crimes de estelionato – uma tentativa e seis delitos consumados, em Buritis. Os golpes envolviam negociações fraudulentas de venda de gado e outras transações no setor agropecuário. O réu foi sentenciado a mais de oito anos de reclusão em regime fechado.
A condenação é resultado de ação penal proposta pela Promotoria de Justiça de Buritis, que argumentou a autoria do réu em crimes que envolviam valores entre R$ 2 mil a R$ 70 mil.
Conforme o MP, o homem, que possui extenso histórico na prática desses delitos, fazia falsas promessas de pagamento ou cumprimento de obrigações contratuais para conseguir a disponibilização de bens por parte das vítimas, principalmente em transações comerciais envolvendo a compra de gado. Ocorre que o denunciado nunca chegava a efetuar o pagamento integral pelo que havia sido adquirido.
Segundo o Ministério Público, o réu construía a imagem de pessoa idônea, angariando a confiança das vítimas e criando um ambiente propício para a execução de seus intentos.
Outra característica do esquema era a ocultação do real destino dos bens ou, em alguns eventos, da identidade dos envolvidos nos fatos, demonstrando um comportamento doloso e uma sofisticação no modo como operava.
Pelos crimes de estelionato (um na forma tentada e seis na forma consumada), o Juízo da comarca de Buritis condenou o réu à pena de oito anos e dez meses de reclusão em regime fechado.
Fonte: Assessoria do MP/RO
