Polícia
Preocupação com bebidas adulteradas chegar a Rondônia após fábrica clandestina ser fechada em Mato Grosso

A descoberta de uma fábrica clandestina de bebidas falsificadas em Várzea Grande (MT), acendeu o alerta de autoridades sobre o risco de que produtos adulterados possam estar circulando em cidades de Rondônia, especialmente nas regiões de fronteira, como Vilhena e Rolim de Moura. As bebidas, vendidas como marcas famosas de uísque, eram produzidas com substâncias altamente tóxicas, como metanol, álcool de milho e solventes.
Durante a Operação Tolerância Zero, a Polícia Militar de Mato Grosso desmantelou o esquema na tarde de terça-feira (14), no bairro Construmat. No local, foram encontradas dezenas de garrafas vazias e cheias de marcas conhecidas como, Red Label, Old Parr, Buchanans e Jack Daniel’s, além de corantes, etanol de cereal e produtos químicos usados na adulteração. Três homens foram flagrados em atitude suspeita; dois acabaram presos após perseguição, e um conseguiu fugir por um matagal.
Dentro da casa usada como laboratório, os policiais apreenderam garrafas prontas para venda, solventes, galões de álcool, celulares e drogas. Um dos detidos precisou de atendimento médico antes de ser levado à Central de Flagrantes de Várzea Grande.
As investigações apontam que parte da produção poderia ter como destino municípios de Rondônia, o que representa grave risco à saúde pública. Bebidas adulteradas com metanol podem causar intoxicação severa, cegueira e até morte. As autoridades reforçam a importância de comprar apenas de estabelecimentos confiáveis e verificar sempre o lacre e o rótulo das garrafas. Denúncias anônimas podem ser feitas pelos números 190 ou 181 (Disque-Denúncia).
Fonte: Portal de Rondônia
