Polícia
Suspeitos de fraudar empréstimos da Caixa são presos pela Polícia Federal em Porto Velho
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (14/11), a Operação PERSONA FICTA, com o objetivo de combater o uso de documentos públicos falsos para a prática de fraudes bancárias junto à Caixa Econômica Federal, em Porto Velho/RO.
A investigação teve início após a prisão em flagrante de pessoas utilizadas pela organização criminosa para abertura de contas bancárias e obtenção de empréstimos consignados, mediante apresentação de documentação falsa. No curso das investigações, foi identificado um indivíduo responsável por recrutar pessoas em situação de vulnerabilidade social e providenciar os documentos fraudulentos para viabilizar os delitos no estado de Rondônia.
Até o momento, o investigado é apontado como responsável direto pelas falsificações e fraudes apuradas em três inquéritos policiais distintos, instaurados em decorrência das prisões em flagrante realizadas anteriormente. Os elementos reunidos demonstram a existência de um esquema estruturado e reiterado de fraudes contra instituição financeira pública.
Foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva e quatro mandados de busca e apreensão contra os indivíduos, expedidos em três inquéritos policiais pela Seção Judiciária de Rondônia, na cidade de Porto Velho/RO, com o objetivo de reunir novos elementos de prova e robustecer os indícios de autoria e materialidade.
A investigação prossegue com a análise do material apreendido e com a apuração da eventual participação do investigado em outras ações em curso na Polícia Federal. Os envolvidos poderão responder pelos crimes de uso de documento falso, falsificação de documento público, falsidade ideológica e estelionato.
Fonte: Assessoria da Polícia Federal


