Conecte-se conosco

Polícia

PCC, TCP e AFC: aliança inédita de facções mobiliza megaoperação

Publicado

em

O Ministério Público do Espírito Santo desencadeou, nesta terça-feira (25/11), a Operação Ordem e Progresso para desmontar uma articulação criminosa que unia três facções, Terceiro Comando Puro (TCP), Primeiro Comando da Capital (PCC) e Associação Família Capixaba (AFC).

Embora historicamente atuem de forma independente, os grupos teriam firmado um pacto para dividir áreas, cooperar e fortalecer posições no complexo de comunidades da região de Mata da Praia, em Cariacica.

O movimento chamou a atenção dos investigadores por representar uma aliança inédita entre organizações que, em vários estados, mantêm relações de rivalidade. No Espírito Santo, porém, o objetivo comum era construir uma frente de resistência contra ataques de facções alinhadas ao Primeiro Comando de Vitória (PCV).

Relatórios da investigação indicam que os chefes do esquema, batizado de “Progresso Complexo”, organizavam reuniões para gerir o tráfico de drogas, padronizar ordens e arrecadar dinheiro destinado à compra de armas e drogas.

A operação cumpriu quatro mandados de prisão temporária e buscas em dez endereços de Cariacica e um de Vitória, além de diligências em celas de investigados já presos.

Cerca de 50 agentes participaram da ofensiva, numa ação conjunta entre o Gaeco, equipes de inteligência da Polícia Militar, Batalhão de Missões Especiais, Batalhão de Ações com Cães e a Secretaria de Justiça.

O avanço das investigações reforça a estratégia do Ministério Público de conter a expansão de facções armadas em áreas consideradas sensíveis da Grande Vitória.

Fonte: Metrópoles

Publicidade

Publicidade
Publicidade

O Jornal Digital Portal de Rondônia é um portal de notícias independente compromissado em transmitir os fatos, leva as principais notícias de Rondônia, do Brasil e do Mundo.

Facebook

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Publicidade