Polícia
11 bombeiros são acusados de estupro coletivo de outro agente em Portugal
Nesta sexta-feira (28), o comandante dos Bombeiros Voluntários do Fundão, José Sousa, se demitiu após uma denúncia sobre supostos abusos sexuais dentro do quartel. O caso envolve 11 agentes que teriam participado do estupro coletivo de um jovem de 19 anos.
De acordo com informações da ‘SIC Notícias’, o líder da corporação considera que, após os fatos denunciados, não está em condições de continuar assumindo funções no quartel. Deixou uma mensagem à corporação e se disse com “o coração pesado, mas com a dignidade que a casa merece”.
Oito dos 11 bombeiros do Fundão foram presos pela Polícia Judiciária por suspeita dos crimes de estupro e coação sexual. A corporação informou que os oficiais foram suspensos, na sequência de uma investigação interna.
José Sousa dirigiu-se ao quadro ativo dos bombeiros do Fundão e explicou a decisão tomada de se afastar. “Depois de tudo o que aconteceu (…) apresentei a minha demissão do cargo de comandante. Esta decisão foi tomada com sentido de responsabilidade e, acima de tudo, com respeito pelos superiores interesses da instituição e por todos vocês, que nada fizeram para merecer carregar este peso nos ombros”, disse.
Na mensagem, o comandante pediu ainda à corporação para que “permaneça unida e que apoie o comando que continuará”. “Acompanhem a direção [da Associação Humanitária] neste período difícil. E, sobretudo, mantenham viva a essência do que somos: bombeiros, irmãos e mulheres e homens de palavra, honra e missão”, lê-se no comunicado.
José Sousa destacou ainda que nunca abandonou os colegas, nem “jamais lhes virará as costas”.
“Sei que este momento causa inquietação, tristeza e revolta a vocês, a mim também. Mas sei, ainda melhor, que o quadro ativo saberá estar à altura, como sempre esteve”.
“Deixo o cargo. Mas, nunca deixarei esta família”, frisou.
O caso
Onze elementos da corporação de bombeiros do Fundão foram presos na terça-feira, dia 25 de novembro, por serem suspeitos da prática de um crime de estupro contra um jovem.
A “vítima é um jovem bombeiro de 19 anos, que foi “sujeito a atos sexuais violentos, em um ‘trote’ duvidoso”.
Fonte: Notícias ao Minuto


