Conecte-se conosco

Polícia

Polícia Ambiental apreende 170 quilos de pescado durante fiscalização no Rio Madeira em Porto Velho

Publicado

em

No dia 27 de novembro de 2025, durante patrulhamento fluvial no Rio Madeira, a guarnição do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPA), apreendeu 170 quilos de pescado irregular na Área de Proteção Ambiental (APA).

A ação ocorreu no âmbito da operação de policiamento ostensivo e fiscalização ambiental, com o objetivo de coibir a pesca predatória e assegurar o cumprimento das normas que regem o período de defeso, conforme a Portaria nº 146/2020/SEDAM-RO. Essa normativa estabelece restrições específicas para a captura e transporte de peixes nas bacias hidrográficas do estado, garantindo a proteção das espécies durante a fase reprodutiva (piracema).

Durante a fiscalização, foram localizadas duas malhadeiras, petrechos proibidos pela legislação ambiental, medindo entre 40 e 50 metros de comprimento, além de uma geladeira às margens do rio, utilizada para armazenar pescado. No interior do equipamento, foram encontrados exemplares das espécies pirarara e surubim, alguns abaixo do tamanho mínimo permitido para captura, configurando infrações à Lei Federal nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais) e ao Decreto Federal nº 6.514/2008.

O pescado apreendido, totalizando 170 quilos, foi destinado à Casa de Apoio do Hospital de Amor (ARPAC), garantindo o aproveitamento social do material. As malhadeiras foram inutilizadas conforme prevê a legislação vigente.

A operação reforça o compromisso da Polícia Militar Ambiental com a proteção dos recursos naturais, o cumprimento da legislação pesqueira e a preservação do equilíbrio ecológico, especialmente durante o período de defeso, quando a pesca é proibida para permitir a reprodução das espécies e a manutenção dos estoques naturais.

Publicidade

Publicidade

Publicidade
Publicidade

O Jornal Digital Portal de Rondônia é um portal de notícias independente compromissado em transmitir os fatos, leva as principais notícias de Rondônia, do Brasil e do Mundo.

Publicidade