Conecte-se conosco

Política

Palitot verifica denúncia sobre desova de animais

Portal de Rondônia

Publicado

em

O Professor Aleks Palitot acompanhado do Sub-Secretário Municipal de Meio Ambiente (Sema), Alexandro Miranda Pincer, esteve na manhã desta segunda-feira (15), em um terreno no final da Avenida Mamoré, Zona Leste de Porto Velho, onde mais de trinta carcaças de animais foram encontrados. A denúncia surgiu após um morador gravar um vídeo e publicar nas redes sociais e que logo chegou aos grupos de defensores dos direitos dos animais.

De acordo com o Professor Aleks Palitot, ativistas e protetores animais entraram em contato com ele ainda na sexta denunciando o ocorrido. “As org/ongs Adote um amor, Protetores Animais, Amigos de pata e outros ativistas nos comunicaram sobre o vídeo onde haviam carcaças de mais de 30 animais, alguns aparentemente com menos de dois dias de mortos e jogados aqui de uma forma desumana”, relatou Palitot.

De acordo com Patrícia Lauer, da Org Adote um Amor, “com a publicação do vídeo o sentimento coletivo é de indignação”, conta a ativista.  “Por saber da empatia do Aleks pela causa animal eu procurei ele de imediato, algumas divulgaram em seus canais pedindo uma providência e outras entraram em contato direto com a Polícia”.

Denúncias

A partir do momento em que recebeu as informações o vereador já iniciou a sua atuação para verificar a veracidade da denúncia. Membro da comissão de Meio Ambiente da Câmara, ainda na sexta, Palitot entrou em contato com a Sema e no sábado pela manhã a Sema, junto com a Polícia Civil e algumas ativistas estiveram no local para apurar a veracidade das denuncias, “o que foi constatado”, afirma Palitot, que ressalta que vem atuando em defesa da causa animal com a apresentação de várias proposituras.

“Recebemos a denuncia de ativistas e do vereador e viemos in loco para levantar as informações sobre o ocorrido. Essas informações geraram um relatório que foi encaminhado para a Policia Civil, para instrução do inquérito. O acompanhamento posterior será em função de subsidiar este inquérito. “Se a polícia solicitar os licenciamentos das empresas ou clínicas nós iremos repassar as informações. Nós já passamos da esfera administrativa onde ocorrerão a suspensão e a cassação das licenças e o processo já evoluiu para a parte penal”, afirmou o Sub-Secretário.

Ex Presidente da Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB/RO, a advogada Andréa Almeida relata que tomou conhecimento do caso através de outra ativista, a Adna do Grupo Peludos Unir. “Ao ver o vídeo imaginei ser algo como descarte inadequado de animais e conversei com a Adna sobre o registro de uma ocorrência”.

Providências

“Logo após conversarmos veio a notícia de que a policia já tinha sido notificada. Nossa ação seguinte foi entrar em contato com alguns jornalistas que conhecemos para divulgar uma matéria. Emitimos duas notas de repúdio, uma sobre a desova dos animais e outra sobre o fato de acusarem clínicas sem a apuração. Estamos aguardando a polícia fazer seu trabalho”, relata a advogada.

“Não queremos que nenhum inocente seja responsabilizado, mas os culpados não podem permanecer impunes”, afirmou Andréa, que também pertence ao Grupo Protetores Voluntários PVH.

Segundo o vereador Professor Aleks Palitot , “a Polícia Civil está investigando o caso, a Sema abriu um processo administrativo e se for comprovado o descarte inadequado de animais pela empresa ela responderá criminalmente, é algo absurdo e desumano. Não podemos e não iremos aceitar o que esta acontecendo ali” garantiu o edil.

O Jornal Digital Portal de Rondônia é um portal de notícias independente compromissado em transmitir os fatos, leva as principais notícias de Rondônia, do Brasil e do Mundo.

error: Ė vedada a reprodução de conteúdo sem a citação da fonte ou autorização do proprietário