Conecte-se conosco

Política

DESCASO – Vereadora Ada Dantas pede atenção às grávidas no Hospital de Base

Publicado

em

Nos últimos dias várias grávidas e seus acompanhantes estão passando por situações degradantes nas dependências do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho. A vereadora Ada Dantas Boabaid, presidente da Comissão de Direitos das Mulheres na Câmara Municipal dos Vereadores, lamentou que estejam ocorrendo tais situações na capital.

Nesta semana, foi gravado um vídeo dentro da ala da maternidade do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro (HBDAP) em que aparecem várias mulheres, algumas delas gestantes e outras suas acompanhantes, sofrendo com o forte calor. O Hospital de Base atende, além de pacientes de todo o Estado de Rondônia, pessoas do Amazonas que precisam de atendimento médico. Como os pacientes não podem levar ventiladores para o hospital, e o ar condicionado está com problemas, o jeito é tentar amenizar o calor com leques improvisados.

Ada Dantas afirmou ser desrespeito do Governo do Estado com as gestantes que aguardam o nascimento de seus filhos e precisam passar por situação vexatória como esta. “As futuras mamães já estão em um momento delicado e sofrem ainda mais com o calor no hospital. Isso além de desumano, é inadmissível”, comentou a parlamentar.

A vereadora salientou ainda sobre duas leis de sua autoria que garantem benefícios para as gestantes, sendo elas a lei Nº 2.671 de 04 de novembro de 2019, de sua autoria, que dispõe sobre a implementação de medidas de informação e proteção à gestante e parturiente contra a violência obstétrica no Município de Porto Velho e também sobre a Lei Nº 2.683 de 04 de novembro de 2019 que dispõe sobre a garantia à gestante a optar a via de parto, vaginal ou cesariano, a partir da trigésima nona semana de gestação e o direito a analgesia quando na escolha pelo parto vaginal.

Conforme Ada Dantas, é necessário que o Governo do Estado resolva esta problemática o quanto antes para amenizar o sofrimento das gestantes e seus familiares.

O Jornal Digital Portal de Rondônia é um portal de notícias independente compromissado em transmitir os fatos, leva as principais notícias de Rondônia, do Brasil e do Mundo.

error: Ė vedada a reprodução de conteúdo sem a citação da fonte ou autorização do proprietário