Conecte-se conosco

Política

Assembleia Legislativa discute solução para possível crise do oxigênio medicinal nos hospitais de Rondônia

Publicado

em

Assembleia Legislativa discute solução para possível crise do oxigênio medicinal nos hospitais de Rondônia
Foto: Divulgação/ALE

Uma reunião marcada para às 10h30 desta segunda-feira (15/03), no gabinete da presidência da Assembleia Legislativa, vai discutir soluções para a possível crise do oxigênio medicinal em Rondônia, em razão do agravamento da pandemia do coronavírus, com o aumento de casos de internação e utilização do produto no tratamento dos pacientes infectados com a covid-19.

O presidente da Casa, Alex Redano (Republicanos), agendou o encontro preocupado com a possibilidade de faltar oxigênio na rede hospitalar de Rondônia, fato que ocorreu no início do ano em Manaus (AM).

“Há esse temor de que falte oxigênio medicinal para abastecer a rede hospitalar em Rondônia, pois o consumo do produto está muito elevado, com o aumento do número de pacientes em tratamento. Para evitar um mal maior, como ocorreu em Manaus, onde faltou oxigênio, estaremos nos reunindo para discutir a real situação e apontar soluções imediatas, pois é essencial ter oxigênio garantido para os pacientes em tratamento com a covid-19 e outras enfermidades que necessitem de ventilação artificial”, explicou o presidente.

A reunião será através de vídeo conferência, com a participação de deputados estaduais, prefeitos, secretaria de Estado da Saúde (Sesau), secretários municipais de saúde, representantes de poderes e instituições, além de representantes da empresa White Martins, que fornece o oxigênio medicinal para a rede hospitalar em Rondônia.

O presidente relatou que muitos municípios já enfrentam a escassez do oxigênio e por isso a empresa White Martins estará nesse encontro online. “Vamos ouvir da empresa qual a situação real no fornecimento de oxigênio. Quais os riscos de ocorrer um desabastecimento e que medidas devem ser tomadas, de imediato. Não podemos deixar o pior acontecer”, acrescentou o presidente.

Alex Redano conclamou os prefeitos, secretários municipais de saúde e a Sesau para que relatem as dificuldades e as necessidades da rede hospitalar. “Conto com a participação virtual de todos, relatando os problemas que enfrentam e como está o estoque de oxigênio nos municípios de Rondônia”, finalizou o presidente Alex Redano.

Texto: Eranildo Costa Luna
Foto: Diego Queiroz ALE/RO

Publicidade
Publicidade

Publicidade
Publicidade

O Jornal Digital Portal de Rondônia é um portal de notícias independente compromissado em transmitir os fatos, leva as principais notícias de Rondônia, do Brasil e do Mundo.

Publicidade

Facebook

Publicidade

Grupo de notícias

Publicidade

error: Ė vedada a reprodução de conteúdo sem a citação da fonte ou autorização do proprietário