Conecte-se conosco

Política

Palitot apoia Desafio Morrinhos de Ciclismo

Publicado

em

Foto: Divulgação/assessoria

O clima ameno contribui para mais um domingo de aventura para ciclistas e apreciadores do esporte que compareceram em massa para prestigiarem o 1º Desafio Morrinhos Oficial, promovido no último dia 17, pela Federação de Ciclismo de Rondônia, com o apoio do vereador Professor Aleks Palitot e Naldo Bikes.

De acordo com os organizadores foram mais de 60 atletas inscritos que competiram nas cinco categorias, no percurso que teve início no quilômetro 18 da BR 364, sentido Guajará-Mirim, entrada da conhecida Estrada do Teotônio.

“Essa é a segunda vez que apoiamos eventos da Federação e temos estabelecido um constante diálogo com a diretoria, verificando as demandas que envolvem o ciclismo no Estado e em Porto Velho”, afirmou o vereador Professor Aleks Palitot durante o evento.

Foto: Divulgação/assessoria

O vereador, que também é um adepto do esporte, explicou ainda sua atuação parlamentar para o segmento. “Ao mesmo tempo em que apoiamos o Desafio, também trabalhamos em políticas públicas não apenas para o esporte, mas para a mobilidade urbana através de ciclo rotas, ciclovias e ciclo faixas.

“Hoje eu vim prestigiar o evento que apoiamos e parabenizo a Federação pelo incentivo ao esporte, que vem ganhando cada vez mais adeptos em Porto Velho”, ressaltou o Coordenador de Equipe de Bairros do Gabinete do Vereador e também ciclista  Marklin Cantanhede.

Estadual de Ciclismo

O Campeonato Estadual está em andamento com cinco etapas de montain bike. A primeira realizada em Cacoal abriu a temporada, a segunda foi em Porto Velho e a quarta etapa será em Vilhena. “A próxima etapa será em Rolim de Moura e fecharemos o circuito em Ji-Paraná” explica Josué Capistrano, Presidente da Federação de Ciclismo do Estado de Rondônia.

Foto: Divulgação/assessoria

Paralelo ao Estadual a Federação vem promovendo as provas para fomentar o ciclismo no Estado. “Há muitos atletas que não tem recursos para viajar em competições e para não deixá-los desassistidos realizamos estas provas locais, o Desafio Morrinhos é uma delas”, esclarece o presidente.

O valor simbólico da inscrição foi revertido para compra de troféus e encargos como o seguro. “Contamos com o apoio de empresários e do vereador Aleks Palitot para poder realizar este evento. A estrutura é grande e sem o vereador e sua equipe não conseguiríamos. Parabenizo os atletas que participaram e conseguiram se superar, pois este desafio não é fácil”, ressalta Josué.

“Conseguimos bastante material de ciclismo para premiação como capacete, garrafinhas, câmeras de pneu, kit remendo, porta corrente e a Federação mandou fazer umas xícaras, além da premiação que vai até o quinto lugar de cada categoria”, relata Raiani Carla, integrante da Diretoria da Federação.

Alto nível

“Foi uma experiência legal e muito divertida. No começo foi pancadaria, mas consegui resistir e cheguei até o final. O desafio foi bem organizado e fico feliz em estar participando desta primeira edição”, conta o atleta Rafael Nascimento

Foto: Divulgação/assessoria

O campeão da categoria Elite Masculino, Rafael Garrote relatou que a competição com um percurso de 70 km para sua categoria é uma prova de muita marcação e bem disputada. “Temos bons atletas em Porto Velho o que proporcionou vários ataques, com ciclistas de nível puxando as baterias”, observou Garrote.

“O Paulo Scania, foi um que me atacou bastante, os atletas da minha equipe defendendo principalmente nas subidas. Eu consegui atacar na subida e na descida escapar, mas fui pego mais na frente, o que mostra que os atletas estão em um mesmo patamar de treino. Usei como estratégia atacar na subida, tanto na ida como na volta e deu certo o plano A. Fizemos a nossa parte e os meninos da minha equipe chegaram em terceiro e quarto colocados”, conta o atleta vencedor.

“Parabéns a Federação pela realização deste desafio e ao vereador Professor Aleks Palitot por apoiar o esporte. No próximo ano esperamos que ao fim da pandemia possamos ter bastante eventos como este”, agradece o ciclista.

Foto: Divulgação/assessoria

Para a atleta Glenda Andressa, campeã Open Feminino, é muito importante a participação nestes eventos até para apoiar o desenvolvimento do esporte. “Foi bem legal, o clima estava favorável, o trecho que fizemos é bem ligth, mais próximo a Kaiary tem uma subida, uma elevação boa que é o trecho mais puxado, mas bem gostoso de pedalar”, relata a atleta.

“A organização do evento esta bacana, conseguiram apoio e sabemos que o esporte ainda esta começando, mas as pessoas que se propõe a auxiliar, como o vereador vem apoiando, são muito importantes e que outras pessoas possam também apoiar”, pondera a campeã na categoria Open Feminino.

Para quem quer iniciar ela lembra que há muitos grupos de pedal na cidade e que é bom procurar um que seja mais light, “vale a pena. Bike é vida é interação com a natureza, é ar puro então quem quer iniciar pode chegar junto que vale a pena”, afirma Glenda.

Foto: Divulgação/assessoria

Confira o resultado do Desafio:

Open Fem

1 – Glenda Andressa

2 – Raíssa Soares

3 – Thaysa Villar

Open Masc

1 – Rafel Nascimento

2 – Dorianey Braz

3 – Gledson Acosta

50+

1 – Ivan Duda

2 – Elias Braçal

3 – Bruno Mendes

39-

1 – Rafael Uilian(Garrote)

2 – Cesar Salomão

3 – José Augusto

40+

1 – Maque Cativo

2 – Leonardo Dall’Igna

3 – Carlos Hilton

Elite Fem

1 – Deise Lima

2 – Carol Luz

Publicidade

O Jornal Digital Portal de Rondônia é um portal de notícias independente compromissado em transmitir os fatos, leva as principais notícias de Rondônia, do Brasil e do Mundo.

Publicidade

Facebook

Publicidade

Grupo de notícias

error: Ė vedada a reprodução de conteúdo sem a citação da fonte ou autorização do proprietário