Conecte-se conosco

Política

Sessão Solene da Assembleia Legislativa homenageia personalidades de Cacoal e região

Publicado

em

Foto: Assessoria

Homenagem proposta pelo Cirone Deiró foi marcada pela entrega de Votos de Louvor, Medalhas de Mérito Legislativo e Títulos Honoríficos de Cidadão do Estado de Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia realizou na noite desta sexta-feira, 20, Sessão Solene no município de Cacoal, para entrega de entrega de Votos de Louvor, Medalhas de Mérito Legislativo e Títulos Honoríficos de Cidadão do Estado de Rondônia, como reconhecimento aos bons trabalhos prestados à população e ao desenvolvimento da comunidade. 

A proposta de homenagem foi do Deputado Estadual Cirone Deiró (União Brasil) e aprovada por unanimidade pelo plenário do legislativo estadual. O evento aconteceu no auditório da Faculdade Unesc e contou com a presença dos homenageados, lideranças políticas, familiares, convidados e população em geral. “Homenagear os pioneiros, profissionais liberais, empreendedores, agricultores, cafeicultores, professores, servidores públicos, empresários e instituições que contribuíram com o desenvolvimento dos municípios, é reconhecer o protagonismo de cada rondoniense na construção de um estado próspero e acolhedor”, disse o deputado Cirone, na abertura da solenidade.

Filho de pioneiros que chegaram em Rondônia, ainda na década de 70, o deputado Cirone Deiró cresceu em meio as adversidades que seus pais e todos os colonizadores enfrentaram no início da criação do Estado de Rondônia. Cirone lembrou que a BR 364 ainda não tinha asfalto, e que os constantes atoleiros dificultavam em muito a chegada de alimentos aos povoados que começaram a surgir ao longo da BR 364, localidade onde mais tarde foram elevados a condição de municípios.

Solenidade

A mesa de honra foi composta pelo Deputado Cirone Deiró, Moura, Secretário da Casa Civil de Cacoal e Região, Cássio Gois, vice-prefeito de Cacoal, comandante do 4º BPM Major João Mattos, Major BM Barreto, comandante do 4º BM de Cacoal, Zivan Almeida, vereador de Cacoal.  Ao abrir a solenidade, o Deputado Cirone lembrou que evento semelhante foi realizado em Cacoal no início da atual legislatura e que em função da Pandemia, não pode ser realizado nos anos subsequentes.

O vice-presidente da Câmara, Zivan Almeida, representando o legislativo estadual, parabenizou A Assembleia Legislativa pelo evento, em especial o Deputado Cirone pela propositura. “Mais uma vez o senhor está homenageando as pessoas que aqui chegaram e junto com a sua família conseguiram promover o desenvolvimento de Cacoal e de Rondônia. Me sinto honrado em participar desse evento, que reconhece o trabalho de quem realmente merece. Parabéns deputado Cirone e parabéns à Assembleia Legislativa que transferiu a Sede do Legislativo Estadual de Cacoal para a realização dessa Sessão Solene ”, disse.

Falando em nome do Corpo de Bombeiros, o Major BM Barreto disse se tratar de um momento de satisfação e alegria pelo reconhecimento do Estado a pessoas e instituições pelo trabalho realizado em prol da população em toda a região. “Nós do Corpo de Bombeiros nos sentimos honrados e gratos pelo reconhecimento ao nosso trabalho. Estamos e estaremos sempre prontos para atender à nossa população, com quem dividimos essa homenagem, pois nosso trabalho é sempre feito em prol da comunidade de Cacoal, da região e de toda Rondônia”, agradeceu.

Representando a Polícia Militar, o comandante do batalhão local Major PM Mattos destacou que Cacoal se trata de uma das regiões mais seguras do Estado e que isso é resultado de muito trabalho, de muita atuação parlamentar e do executivo. “O trabalho da Polícia não se faz de forma isolada, se faz através de parceria, de estrutura. É um conjunto de fatores que tem como principal elemento a sociedade, que educa, que ensina, que participa e que sempre que precisa chama a Polícia Militar, pois sabe que pode contar com toda a corporação. Obrigado Deputado Cirone, obrigado a todos os deputados pelo reconhecimento, pela homenagem.

O vice-prefeito Cássio Góis agradeceu o convite, deu boas-vindas aos presentes e destacou o trabalho desenvolvido para identificar as personalidades que receberiam as homenagens. “Estamos muito orgulhosos em participar desse evento que reconhece o trabalho, a história dos nossos pioneiros, do povo que fez Cacoal e promove o desenvolvimento do nosso município de Cacoal.”

Representando o governo do Estado na solenidade, o Secretário regional Moura trouxe aos participantes as felicitações do governador Marcos Rocha e disse estar feliz em participar do evento. “Quero parabenizar o deputado Cirone pela atuação, pela coragem, pelo seu mandato participativo em prol de Cacoal e de toda a região. Parceiro do governo do estado que traz conquistas e investimentos que ajudam no crescimento do nosso município”, disse o secretário, destacando a importância de reconhecer o trabalho dos pioneiros, daqueles que fizeram e que fazem a história de Cacoal.

De acordo com o deputado Cirone Deiró, a iniciativa busca auxiliar com o processo de construção da memória coletiva sobre a relevante contribuição dos homenageados para o estado que temos hoje. “Dos rostos cansados e muitas vezes ocultos, esquecidos em sua grandiosidade discreta, de mãos ágeis e calejadas foram os desconhecidos pioneiros e pioneiras que construíram a trajetória de um estado que se destaca pela capacidade empreendedora de sua gente.

Encerrando as manifestações dos participantes da Tribuna de honra, o Deputado Cirone destacou a sua trajetória de trabalho desde que chegou em Rondônia e destacou que ela se confunde com a história da maioria dos pioneiros, com muito trabalho e dedicação. Destacou a sua atuação política como representante do povo de Cacoal e da região.

“Essa homenagem é o reconhecimento a esses homens e mulheres que com sua determinação e trabalho consolidaram o progresso e desenvolvimento do nosso estado. As conquistas e realizações de hoje, se devem a todos que trabalharam de forma incansável.  Nosso presente foi escrito por esses pioneiros. Rondônia somos todos nós. Quando fazemos uma homenagem dessa é para reconhecer. Tenho o prazer de afirmar que a minha história, a história da minha família se confunde com a história de cada um de vocês. Famílias que vieram de diversos estados do Brasil que fizeram uma história de lula, de perseverança, de luta. O Estado que não tem história, não tem futuro e a nossa história, a história do povo de Cacoal e região é uma história bonita, que com certeza nos garante um futuro cada vez mais brilhante”, pontuou.

Ainda segundo o Deputado é muito importante valorizar a memória, para não ficar apenas nas lembranças das pessoas, mas tanto quanto no resultado e nas marcas que esses rondonienses deixaram ao longo do tempo em suas mais diversas atividades profissionais. “Aqueles que chegaram na década de 70 não se amedrontavam com o isolamento, com a ferocidade da fauna, com os atoleiros e com a insalubridade do ambiente. Mesmo diante de tantos desafios, todos estavam motivados pela grandiosa obra a ser construída. A realização do sonho de cada família dos pioneiros foi que nos trouxe até aqui. Que o exemplo desses pioneiros e pioneiras continuem inspirando as próximas gerações’, finalizou.

Fonte: Assessoria

Publicidade
Publicidade

Publicidade

O Jornal Digital Portal de Rondônia é um portal de notícias independente compromissado em transmitir os fatos, leva as principais notícias de Rondônia, do Brasil e do Mundo.

Publicidade

Facebook

Publicidade

Grupo de notícias

Publicidade