Conecte-se conosco

Política

Caiu – Geraldo da Rondônia perde mandato por força da Justiça Federal

Publicado

em

Foto: Divulgação

O Juiz da 3ª Vara Federal Criminal da SJRO, Walisson Gonçalves Cunha, determinou no dia 23 de junho de 2022, após o trânsito e julgado em todas as instâncias judiciais, da condenação criminal do deputado estadual Geraldo da Rondônia (PSC) o cumprimento da pena de 2 anos e demais providências, pelo crime tipificado no artigo 1°, inciso I, da Lei n° 8.137/90.

O Magistrado ainda determinou a perda imediata dos direitos políticos de Geraldo da Rondônia, bem como encaminhamento de ofício ao Tribunal Regional Eleitoral – TRE para anotação, bem como informação da decisão à mesa diretora da Assembleia Legislativa do Estado, que deverá declarar a perda do mandato do deputado condenado criminalmente.

Essa situação de Geraldo da Rondônia se assemelha a do ex-deputado Edson Martins (MDB) que após ser condenado pela Justiça Estadual, teve sua condenação transitada pelo STJ/STF e acabou perdendo o seu mandato.

Geraldo possui outras condenações no campo criminal e na esfera eleitoral, bem como foi representado na Comissão de Ética da Casa de Leis. Espera-se que a ordem do Juízo Federal seja cumprida e agora, haja a declaração da perda do mandato, daquele que talvez seja o deputado mais que mais se envolve em polêmicas dos últimos mandatos na ALE-RO.

Com a intimação feita pela Justiça Federal, caberá unicamente a mesa diretora do Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia – ALE/RO cumprir a ordem judicial para declarar a perda do cargo por Geraldo e como consequência, seja dada posse ao primeiro suplente 1° suplente, Jesuíno Boabaid.

O Jornal Digital Portal de Rondônia é um portal de notícias independente compromissado em transmitir os fatos, leva as principais notícias de Rondônia, do Brasil e do Mundo.

error: Ė vedada a reprodução de conteúdo sem a citação da fonte ou autorização do proprietário