Conecte-se conosco

Política

Vinicius Miguel defende a interiorização do ensino para aumentar o número de vagas e garantir o acesso à educação

Publicado

em

Foto: Divulgação/Assessoria

A interiorização da universidade está entre as principais propostas de Vinicius Miguel, candidato a Deputado Federal pelo PSB, para a educação. Isso porque, além de possuir mais de 10 anos de experiência como professor, ele acredita que todos e todas devem ter acesso ao ensino fundamental, médio, técnico e superior de qualidade e gratuito.

“Quando falamos em políticas de interiorização do ensino superior, estamos falando sobre a expansão da universidade para atender o interior do país e democratizar o ensino para os mais diversos grupos da sociedade”, explicou Vinicius Miguel.

Em 2003, existiam no Brasil 43 campi de universidades federais concentrados no Sudeste, no Sul e no litoral. No ano de 2010 este número subiu para 230 com a adoção de programas de expansão das universidades federais pautados na desconcentração regional e no crescimento interiorizado. Entre 2002 e 2012, as políticas públicas de interiorização do ensino também permitiram que o número de institutos federais saltasse de 140 para 259.

Esse investimento em educação abriu mais vagas, contribuiu para movimentar a economia, aproximou a universidade da sociedade e permitiu a inclusão de grupos antes pouco representados no ambiente acadêmico, como indígenas, negros, moradores da periferia, camponeses e muitos outros.

Em Rondônia houve uma tentativa de implementar um processo de interiorização da universidade federal movido pelo Movimento Pró-Nova Universidade Federal em Rondônia, que dez anos atrás reuniu professores e pesquisadores em um grupo no Facebook para discutir como colocar essa medida em prática no estado.

Após conquistar mais apoiadores com o passar dos anos, o processo foi levado para o Ministério da Educação em 2016 para pedir desmembramento da Universidade Federal de Rondônia e inaugurar uma universidade que contemplaria os campi de Ji-Paraná, Presidente Médici, Rolim de Moura, Cacoal e Vilhena. 

Por conta da crise política e econômica que tomou o Brasil, o projeto de criar uma universidade no interior de Rondônia ficou interrompido. “Para que esse projeto se concretize precisamos de políticos comprometidos com a educação, como é Vinicius Miguel”, acrescentou o professor Gilberto Ribeiro, que participou ativamente do Movimento Pró-Nova Universidade Federal em Rondônia.

“Todos os que sonham com uma universidade própria no interior de Rondônia podem contar com meu apoio”, finalizou Vinicius Miguel.

Fonte: Assessoria

Publicidade

O Jornal Digital Portal de Rondônia é um portal de notícias independente compromissado em transmitir os fatos, leva as principais notícias de Rondônia, do Brasil e do Mundo.

Publicidade

Facebook

Grupo de notícias