Conecte-se conosco

Política

Capela de Santo Antônio de Pádua é Patrimônio Cultural após Lei do Vereador Aleks Palitot

Publicado

em

A Capela de Santo Antônio de Pádua de Porto Velho, agora é Patrimônio Cultural, Histórico, Material e Religioso do Município de Porto Velho. A Lei é de autoria do Vereador e Professor Aleks Palitot.

Aleks Palitot explica que o projeto tem o objetivo de oferecer o devido reconhecimento de valor histórico e cultural que a igreja representa para a Capital.

É importante preservar o nosso Patrimônio Cultural e Histórico , pois a identidade se constrói por meio da memória. E a Capela de Santo Antônio representa toda a história e o desenvolvimento da nossa cidade, preservá-la é uma forma de manter viva a tradição cultural histórica, perpetuando valores. Assim, permitimos que as gerações futuras crie suas referências. – Aleks Palitot.

A igreja foi construída em 1910 através de doações dos devotos e de diretores da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. A inauguração oficial se deu em setembro de 1914.

Às vésperas do feriado católico de Corpus Christi, foi sancionada lei que declara como patrimônio cultural, Histórico, Material e Religioso de Porto Velho, a capela de Santo Antônio de Pádua, localizada na Estrada de Santo Antônio, região central da cidade, no último dia 2. A Lei é de autoria do Vereador e Professor Aleks Palitot, o projeto tinha o objetivo de oferecer o devido reconhecimento de valor histórico e cultural que a igreja representa para a Capital.

Fiquei extremamente feliz em com essa possibilidade de reconhecer aquilo que para todos nós é importante, e é histórico por natureza. Quero agradecer ao Padre Sérgio Lúcio, por tudo que tem feito pela Capela Santo Antônio de Pádua, ele foi um dos grandes responsáveis pela restauração da Capela, e quero reforçar que estamos sempre à disposição da Igreja e de todos os fiéis. – Aleks Palitot.

A capela é uma das raras heranças do antigo município Santo Antônio do Rio Madeira, que pertencia ao Mato Grosso, criado em 1908 mas que foi extinto e anexado à Porto Velho em 1944, quando foi instalado o Território Federal.

Fonte: Assessoria

Publicidade

O Jornal Digital Portal de Rondônia é um portal de notícias independente compromissado em transmitir os fatos, leva as principais notícias de Rondônia, do Brasil e do Mundo.

Facebook