Conecte-se conosco

Política

Cristiane Lopes comemora o aviso de licitação da construção da Ponte Binacional entre Guajará-Mirim (RO) e Guayaramerín (Bolívia)

Publicado

em

Rondônia já pode aguardar com expectativas pois, oaviso de licitação para a contratação da empresa responsável pela construção da Ponte Binacional Brasil-Bolívia foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), no dia 17 de julho, e a deputada federal Cristiane Lopes, uma das parlamentares que mais se movimentou dentro da Câmara Federal, acredita que muita coisa vai melhorar no desenvolvimento econômico-social rondoniense.

Segundo a deputada, A Bolívia é uma excelente parceria para o Brasil visto que é rica em recursos naturais o que irá facilitar ainda mais a comercialização entre os países. “A construção da ponte é de extrema importância para a exportação que sai do Brasil rumo a Bolívia e outros países da América do Sul, como Peru e Chile, além de alcançar também o Oceano Pacífico”, argumenta.

Recentemente, Cristiane Lopes foi a Embaixada da Bolívia em Brasília, representando o governador do Estado de Rondônia, Coronel Marcos Rocha, e se reuniu com o embaixador, Wilfredo Rojo Parada, para as primeiras tratativas acerca da ponte e deu o pontapé inicial na esfera parlamentar para o bom andamento.

Rondônia é um dos estados mais ricos e produtivos do Brasil, possui o terceiro maior PIB da região Norte do Brasil. Dentre todos os seus municípios, oito deles possuem economia superior ao valor de R$ 1 bilhão de reais. Hoje Rondônia é destaque na produção de grãos e na pecuária. É o 3º maior produtor de grãos da região Norte e o 14° maior produtor de grãos do Brasil. O Estado também é destaque na exportação de carne e soja, principais produtos produzidos. 

A parlamentar projeta que, com a criação da ponte, esses números e posições com toda certeza mudarão e o estado de Rondônia ganhará ainda mais destaque e notoriedade no Brasil, e também na América do Sul. “A criação da ponte é um marco para nossa história, vai facilitar e muito a travessia na fronteira, aumentará a exportação de produtos, pois irá se tornar o ponto mais avançado do Brasil em direção à costa do Pacífico, pois passará a ter acesso ao mercado asiático, o que abre oportunidades para a expansão dos negócios brasileiros”.

Informações

De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a licitação, será realizada de forma eletrônica e tem como objetivo contratar uma empresa para a execução das obras. edital estará disponível a partir da provável data de 22/09/2023. Os interessados poderão obtê-lo no endereço da Coordenação-Geral de Cadastro e Licitações do DNIT, localizado em Brasília/DF. Além disso, o edital também estará disponível nos sites do DNIT (www.dnit.gov.br) e do governo federal para compras (www.gov.br/compras/pt-br/).

Fonte: Assessoria

Publicidade

Publicidade

O Jornal Digital Portal de Rondônia é um portal de notícias independente compromissado em transmitir os fatos, leva as principais notícias de Rondônia, do Brasil e do Mundo.

Facebook