Conecte-se conosco

Política

Vereador Aleks Palitot homenageia mais de 150 personalidades da Música, Cultura e História de Porto Velho

Publicado

em

Na noite da última sexta-feira (25/08), o Teatro Banzeiros em Porto Velho se tornou palco de um evento que celebrou a rica diversidade cultural e histórica da cidade. O vereador, professor e historiador Aleks Palitot (PTB), prestou homenagens a mais de 150 personalidades, em uma cerimônia que reuniu músicos, historiadores, arqueólogos e figuras emblemáticas da região.

O evento, marcado por uma atmosfera de emoção e reconhecimento, contou com a presença de amigos, familiares e admiradores dos homenageados. Entre os destaques das homenagens, o curso de arqueologia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) recebeu o voto de louvor pela realização da primeira escavação arqueológica em área urbana no estado de Rondônia, na antiga estrutura do Hospital da Candelária.

Outro momento marcante foi o reconhecimento concedido ao mestre Bainha, que além de fundador da escola de samba Diplomatas do Samba, conquistou um prêmio nacional da FENASAMBA (Federação Nacional das Escolas de Samba). Sua trajetória representa não apenas a excelência no universo musical, mas também o compromisso com a preservação das raízes culturais da cidade.

Aos 90 anos de idade e a ferroviária mais antiga viva em Porto Velho, Maria Auxiliadora, recebeu a placa de honra ao mérito, pelos préstimos serviços realizados na Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM).

A celebração também homenageou mais de 70 historiadores locais, cujo trabalho incansável contribuiu para a preservação e divulgação da história de Porto Velho. Esses profissionais têm sido pilares fundamentais na construção da identidade cultural da cidade, resgatando memórias e mantendo vivas as tradições.

Os músicos regionais de Porto Velho, Bado, Binho, Bira, Ernesto Melo, Toninho Tavernard, As Pastorinhas e Lito Casara também foram lembrados e homenageados, confirmando o papel essencial que desempenham na criação de uma trilha sonora para a cidade. Suas composições refletem a riqueza da cultura local e ajudam a manter viva a identidade musical ribeirinha da região.

Um dos momentos mais aguardados da noite, foi a apresentação do projeto de lei em homenagem a Zé Katraca (Sílvio Santos), uma figura icônica da música beradeira regional. O projeto propõe a criação do Dia Municipal da Música Regional Beradeira em 8 de dezembro, data de nascimento de Zé Katraca. Essa iniciativa busca reflexão e preservação da influência desse artista na cena musical local, celebrando suas contribuições com confiança.

O Vereador Aleks Palitot, idealizador do evento, expressou sua satisfação em reconhecer o poder e homenagear aqueles que tanto desenvolveram para a cultura, história e música de Porto Velho. O evento não apenas celebrou as conquistas passadas, mas também produziu uma visão de um futuro culturalmente vibrante para a cidade.

A cerimônia de homenagens reafirmou a importância de preservar a identidade cultural e histórica de Porto Velho, ao mesmo tempo em que incentivou a continuidade dos esforços para promover a riqueza da música e da cultura local.

Galera de imagens

Publicidade

O Jornal Digital Portal de Rondônia é um portal de notícias independente compromissado em transmitir os fatos, leva as principais notícias de Rondônia, do Brasil e do Mundo.

Publicidade

Facebook