Política
Cristiane Lopes se posiciona Contra Veto e mantém Defesa da repavimentação da BR-319

A parlamentar afirma que a BR-319 precisa de repavimentação e não de uma nova obra, além de cobrar urgência do governo federal
A deputada federal Cristiane Lopes (União Progressista – RO), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, manifestou indignação com os vetos do presidente Lula à nova Lei do Licenciamento Ambiental. Entre os pontos suprimidos, estava o dispositivo que permitiria a manutenção e repavimentação de rodovias já existentes sem necessidade de licença prévia, medida que poderia destravar obras fundamentais como a da BR-319.
Para Cristiane, a decisão representa mais um obstáculo a uma demanda histórica da população da Amazônia. “Nosso mandato tem se mobilizado intensamente, articulando comissões técnicas, enviando ofícios e realizando visitas a ministérios para destravar um impasse que se arrasta há décadas. É preciso deixar claro: não estamos falando de abrir uma nova estrada, mas de repavimentar um trecho que já foi asfaltado no passado e que hoje é o único elo rodoviário entre Manaus e Porto Velho”.
Desde o início do mandato, a deputada tem por prioridade a pauta da BR-319. Em 2023, participou do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da rodovia, mobilizando parlamentares e lideranças da Amazônia para pressionar o governo federal pela inclusão da obra no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). No mesmo ano, articulou com governadores durante o Fórum da Amazônia Legal a assinatura de uma declaração em defesa da estrada.
Ainda em 2023, a deputada participou da primeira reunião do Grupo de Trabalho sobre a pavimentação, ao lado do ministro dos Transportes, Renan Filho, e de outros representantes dos estados, cobrando prazos e ações concretas. Também protocolou ofícios junto ao DNIT solicitando informações e pedindo a aceleração dos projetos técnicos e ambientais.
Em 2024, anunciou a destinação de mais de R$ 180 milhões para o início da pavimentação do lote C, trecho de 20 km entre os km 198,2 e 218,2, com obras previstas para o primeiro semestre de 2025. Além disso, participou de audiências públicas nas quais defendeu a viabilidade técnica da repavimentação, com base em estudos do próprio Ministério dos Transportes.
Em julho de 2025, Cristiane confrontou diretamente a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, questionando a exigência de Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) e criticando a lentidão do processo. Pouco depois, usou a tribuna da Câmara para repudiar a decisão judicial que suspendeu a licença prévia concedida pelo IBAMA ao trecho central da BR-319.
A parlamentar garante que seguirá cobrando do governo federal e do Congresso medidas para destravar definitivamente a repavimentação da BR-319. Para ela, a integração rodoviária entre Rondônia e Amazonas não é apenas uma obra de infraestrutura, mas uma questão de desenvolvimento regional, soberania e justiça com a população amazônida.
“Essa obra é vital para reduzir o isolamento, fortalecer a economia e garantir qualidade de vida à população de Rondônia e do Amazonas. O povo da Amazônia não pode esperar mais. Seguiremos firmes na luta para derrubar esses vetos e cobrar a execução imediata do asfaltamento da BR-319”, concluiu.
Fonte: Assessoria
