Política
União Brasil e PP formam federação e confirmam Sérgio Gonçalves como pré-candidato ao Governo de Rondônia

O União Brasil aprovou, nesta terça-feira (19), por aclamação, a formalização da federação União Progressista (UBp) com o partido Progressistas. Para o presidente do União Brasil, Antonio Rueda, esse foi o resultado de um processo árduo e sofrido. Ele lembrou que muitos “amigos abriram mão de projeto individual por um projeto maior para o Brasil” e que o partido é formado por “pessoas que fazem política 24 horas por dia, o corpo mais qualificado do Congresso Nacional”.
No discurso, Rueda também elogiou os governadores do União Brasil dizendo “que são extremamente disciplinados” e, para o ano que vem, pregou evitar a polarização. Sobre Ronaldo Caiado, pré-candidato à presidência da República, citou que ele “tem que levar conforto à população, as pessoas não aguentam mais os extremos”.
O presidente do União Brasil disse, ainda, que na eleição de 2026 serão lançados, no mínimo, 16 candidatos a governos e mais de 20 senadores. “Tenho certeza de que todos serão exitosos, não medirei esforços para que cada um dos nossos deputados voltem ao exercício de seus mandatos”, acrescentou.
Em vídeo gravado nas redes sociais, o presidente do Partido Antônio Rueda, confirmou que o atual vice-governador, Sérgio Gonçalves, será pré-candidato ao Governo de Rondônia nas eleições de 2026.

Porta-voz
O vice-presidente do União Brasil e presidente da Fundação Índigo, ACM Neto, elogiou a postura agregadora e a capacidade de convergência de Antonio Rueda. “Nenhuma decisão será tomada sem que o nosso presidente esteja envolvido como porta-voz de nossas vontades e interesses do pensamento coletivo”, explicou.
Neto também agradeceu o trabalho da equipe do União Brasil e, particularmente, do procurador jurídico do partido, Fabrício Medeiros, que trabalhou no texto do estatuto.
Mesa
Além de Rueda e ACM Neto, compuseram a mesa o ex-senador e atual presidente do diretório estadual do partido no Rio Grande do Norte, José Agripino; Milton Leite, que foi presidente da Câmara Legislativa de São Paulo de 1996 a 2024; os governadores Ronaldo Caiado (Goiás), Wilson Lima (Amazonas), Mauro Mendes (Mato Grosso) e Coronel Marcos Rocha (Rondônia); os líderes do União Brasil na Câmara, deputado Pedro Lucas (MA), e no Senado Federal, Efraim Filho (PB). Representando as mulheres do partido, a senadora Professora Dorinha (TO) e a deputada Silvye Alves (GO).
Convenção
A 1ª Convenção Nacional Extraordinária do União BrasiI foi realizada no teatro Planalto do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, com uma plateia formada por senadores, parlamentares, governadores, líderes e dirigentes. Na cerimônia também foram aprovados o programa, o estatuto da UBp e a direção nacional da federação.
Estatuto
A formação da federação partidária com o Progressistas foi deliberada seguindo o Edital de Convocação, publicado no Diário Oficial da União no dia 04 de agosto de 2025. De acordo com o artigo 25 do estatuto do partido, as “deliberações são tomadas por voto secreto, sendo sempre admitida a aprovação por aclamação quando não houver dissenso em relação aos temas constantes da pauta de votação”.
A partir das duas da tarde será realizada a reunião de instalação da Federação União Progressista, mais precisamente posse da sua Direção Nacional, ratificação do Estatuto e do programa e eleição das Direções Estaduais.
Fonte: Assessoria
