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Professora acusa segurança de mercado de racismo e tira roupa para protestar

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Uma professora tirou a roupa dentro de um supermercado de Curitiba, neste sábado (8), em protesto a um ato que considerou racista. Ela gravou um desabafo em vídeo, que foi publicado nas redes sociais.

Aos prantos, Isabel Oliveira relata que foi perseguida por um segurança durante o tempo em que esteve no local. Ela disse que foi comprar leite para a filha.

“Fui tratada como se fosse uma marginal, fiquei sendo seguida pelo segurança do supermercado por mais de meia hora. Isso não pode ser normal”, afirma ela.

Ela diz no vídeo que perguntou ao segurança se oferecia algum perigo e o segurança teria dito que apenas estava cuidando do setor. A professora, no entanto, se sentiu perseguida.

“A gente não pode continuar sendo tratada como marginal. Só entrei pra fazer as minhas compras, não estava oferecendo risco nenhum a ninguém. Fiz um escândalo dentro da loja, pedindo pra ser tratada com dignidade […] Não dá pra admitir ser tratado assim, como se fosse sempre uma ameaça”, desabafa Isabel.

Não houve registro de boletim de ocorrência. A mulher disse que entrou em contato com uma delegacia e disse que foi informada de que precisava de provas de ato de racismo contra ela. “Eu sei o que aconteceu e aí eu tenho que provar que estava sendo perseguida pelo segurança”, reclama.

Isabel afirma no vídeo que foi amparada pela gerente do supermercado. “Ofereceu um copo d´água para eu me acalmar.”

Nota da empresa

Em nota, a empresa disse que não identificou indícios de abordagem indevida durante uma apuração interna da denúncia. Alegou, ainda, que se colocou à disposição de Isabel.

“Lamentamos que a cliente tenha se sentido da maneira relatada, o que, evidentemente, vai totalmente contra nossos objetivos. A empresa possui uma política de tolerância zero contra qualquer tipo de comportamento discriminatório ou abordagem inadequada”, diz a nota.

A empresa afirmou ainda na nota que realiza treinamento rotineiro com funcionários para que essas ações não aconteçam.

“Ressaltamos, ainda, que nosso modelo de prevenção tem como foco o acolhimento aos clientes, com diretrizes de inclusão e respeito que também são repassadas aos nossos colaboradores por meio de treinamentos intensos e frequentes”, conclui.

Fonte: Banda B

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