Conecte-se conosco

Brasil

Brasil ultrapassa Chile e se posiciona como economia mais inovadora da América Latina

Publicado

em

edição de 2023 do “Global Innovation Index” foi publicada no final de setembro e trouxe uma boa notícia: o Brasil obteve um significativo avanço no cenário global de inovação, subindo cinco posições no ranking, alcançando o 49º lugar geral. Trata-se do terceiro avanço consecutivo do país, que saltou da posição 62ª, em 2020, para 54ª, em 2022. Na América Latina e Caribe, pela primeira vez o Brasil superou o Chile, tradicional líder regional.

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) comemora o progresso detectado pelo índice, que reflete a crescente competitividade das startups brasileiras, cada vez mais internacionalizadas, e contribui para a atração de investimentos em tecnologia para o Brasil. 

O valor dos “unicórnios”, que são as startups avaliadas em mais de US$ 1 bilhão, foi um dos quesitos do índice que alavancou a posição brasileira. Com 16 empresas nesse patamar, como QuintoAndar (comércio eletrônico), C6 Bank (fintech) e Creditas (fintech), o Brasil ficou em 22º lugar nessa categoria, já que essas startups somam cerca de 1,9% do PIB nacional. 

Desde 2018, grandes casas de investimento descobriram na América Latina um terreno fértil para negócios disruptivos. Foi o ano em que a primeira startup brasileira, o aplicativo de transporte “99”, se tornou bilionária. O Brasil atualmente ocupa o nono lugar em termos de número total de empresas “Unicórnio” no mundo, à frente de países como Coreia do Sul, Singapura e Japão. A classificação de “unicórnios” pode ter critérios diferentes, de modo que algumas contagens consideram que o Brasil teria até 30 empresas nessa categoria.

Atualmente, existem quase 14 mil startups em atividade no Brasil. Seus principais setores de atuação são edtech, healthtech e ciências da vida, fintech, agtech e e-commerce. Cerca de um terço dessas startups já estão na fase de tração ou escala.

Além disso, o índice de inovação de 2023 também identificou o bom desempenho brasileiro em recursos intelectuais, com destaque no quesito “Ativos Intangíveis” (Brasil ficou em 31º lugar) e “Valor de Marca Global” (39º). As marcas bancárias líderes, como Itaú, Bradesco e Banco do Brasil, desempenharam um papel fundamental nesse avanço. 

O Papel da ApexBrasil

Neste cenário de ascensão da inovação no Brasil, a ApexBrasil desempenha um papel no estímulo à internacionalização das empresas de tecnologia e na atração de investimentos para o setor. A Agência oferece programas específicos para startups, tendo em vista as especificidades das empresas, que já surgem com potencial de acesso a mercados no mundo todo. Por meio de treinamento, missões e apoio local em todo o mundo, a ApexBrasil personaliza planos de expansão internacional que ajudam essas empresas a competir globalmente.

Algumas dessas iniciativas voltadas para startups brasileiras são: Startup OutReachMissão de internacionalização ao Web SummitMissão de internacionalização para China, entre outros.

Além disso, a Agência desenvolve diversas ações, em parceria com múltiplas instituições privadas e governamentais, para a atração de investimentos estrangeiros para o Brasil no setor de tecnologia. A agência apoia investidores internacionais na identificação das melhores oportunidades, seja para estabelecer operações no Brasil, iniciar parcerias com empresas locais ou investir capital por meio de fundos e empresas. O objetivo é não apenas satisfazer as necessidades dos investidores, mas também contribuir para o desenvolvimento tecnológico e a geração de empregos no Brasil.

Dentre as ações de atração de investimentos destacam-se os programas Scale Up in Brazil e Corporate Venture in Brazil, entre outros.

Fonte: Assessoria APEX

Publicidade
Publicidade

Publicidade
Publicidade

O Jornal Digital Portal de Rondônia é um portal de notícias independente compromissado em transmitir os fatos, leva as principais notícias de Rondônia, do Brasil e do Mundo.

Publicidade

Facebook

Publicidade

Grupo de notícias

Publicidade