Conecte-se conosco

Geral

Alunos da rede municipal de ensino terão atendimento oftalmológico gratuito

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho (Semed), por meio do Departamento de Saúde Escolar (DSE), iniciou, nesta segunda-feira (11/3), uma série de consultas especializadas em oftalmologia, para alunos da rede municipal de ensino.

Ao todo, nesta primeira etapa, serão ofertadas 1.000 consultas, atendendo a educação infantil e fundamental. O atendimento acontecerá às segundas, terças, quintas e sextas-feiras, no contraturno escolar da criança, na Clínica Sol, vencedora do processo licitatório.

A iniciativa oferta consulta, exame e óculos de grau gratuitos para crianças das escolas municipais. O investimento total é de R$169.685,20, recursos do próprio Município. As consultas deverão ser concluídas em 90 dias.

Ao ser diagnosticado com a necessidade de uso de óculos de grau, o aluno o receberá na mesma semana. “Sabemos que a dificuldade de enxergar ou mesmo cansaço na visão podem atrapalhar o desempenho das crianças em sala de aula. Em alguns casos, elas podem nem querer ir mais à escola, pois vão aliar aquela dificuldade ao ambiente escolar. Queremos mudar esse cenário e garantir que as crianças que tenham algum desconforto visual sejam diagnosticadas e seu problema solucionado”, disse o secretário da Semed, César Licório.

As crianças poderão escolher a cor e modelo dos óculos. “Queremos que essa experiência seja a mais positiva possível”, observou. O secretário acrescentou que, na rede municipal, já é feita a triagem de acuidade visual para a identificação de problemas nos alunos. Um trabalho preventivo que tem como finalidade possibilitar a detecção precoce de dificuldades visuais e agilizar o encaminhamento dos mesmos.

“No dia a dia, nossos professores conseguem observar as dificuldades dos alunos, que geralmente reclamam de dores de cabeça, pedem para sentar mais na frente para visualizar melhor o quadro. E quando eles identificam essas dificuldades encaminham para o departamento de Saúde Escolar que toma as providências”, relatou.

Estimativa

Segundo o Ministério da Saúde, 30% das crianças brasileiras, em idade escolar, apresentam problemas de visão. Além disso, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) estima que entre 3% e 10% dos brasileiros de 7 a 10 anos precisam usar óculos.

Por Portal de Rondônia com informações de Comdecom

Publicidade
Publicidade

Publicidade
Publicidade

O Jornal Digital Portal de Rondônia é um portal de notícias independente compromissado em transmitir os fatos, leva as principais notícias de Rondônia, do Brasil e do Mundo.

Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Publicidade

Facebook

Publicidade

Grupo de notícias

Publicidade

error: Ė vedada a reprodução de conteúdo sem a citação da fonte ou autorização do proprietário