Conecte-se conosco

Geral

Pessoas de outras localidades podem completar esquema vacinal em Porto Velho

Publicado

em

Foto: Divulgação

Pessoas que tomaram a primeira ou segunda dose da vacina contra a covid-19 em outras cidades do Brasil, sejam moradores de Porto Velho ou estejam em trânsito na cidade e querem completar seu esquema vacinal, podem procurar os postos de imunização para serem vacinadas.

Essa medida preconizada pelo Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, também faz parte das estratégias adotadas pela prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), como medida de enfrentamento e combate à pandemia causada pelo novo coronavírus.

“O município está acolhendo essas pessoas que estão em trânsito para realizar a vacinação. O sistema do Ministério da Saúde está online para fazer as buscas sobre o histórico de vacinação. E elas, caso estejam no período certo, podem se vacinar em qualquer lugar do país”, explica a enfermeira Oziane Alves, da Divisão de Imunização da Semusa.

DOSES PEDIÁTRICAS

Sobre a imunização das crianças de 5 a 11 anos de idade, somente 3.100 delas compareceram para serem vacinadas. O número é baixo e preocupa, especialmente pela proximidade do início do ano letivo no dia 9 de fevereiro em toda rede municipal de ensino.

“Isso representa, ainda, uma baixa adesão dos pais em levar seus filhos para serem imunizados. Lembrando que nós temos 11 unidades de vacinação em Porto Velho contra a covid-19 e também as vacinas de rotina, mas continuamos com a procura muito baixa para esse público”, afirmou Oziane.

O fenômeno surge num cenário de aumento no número de infecções por covid-19 nas últimas semanas. “A gente faz um apelo aos pais que levem seus filhos para fazer essa vacinação, para iniciar o ano letivo com os alunos realmente protegidos”, finalizou.

SEGUNDA DOSE

Apesar de todas as estratégias adotadas pela Semusa, cerca de 63 mil pessoas não completaram o esquema vacinal com a segunda dose.

No geral, conforme dados divulgados pela Semusa, 83% da população adulta recebeu a primeira dose e quase 71% foi imunizada com a segunda dose. Em relação à dose de reforço, apenas 15% foram vacinados. A terceira aplicação deve ocorrer somente quatro meses depois da segunda dose.

Fonte: Prefeitura de Porto Velho

O Jornal Digital Portal de Rondônia é um portal de notícias independente compromissado em transmitir os fatos, leva as principais notícias de Rondônia, do Brasil e do Mundo.

error: Ė vedada a reprodução de conteúdo sem a citação da fonte ou autorização do proprietário