Conecte-se conosco

Geral

SENAI abre 1.693 vagas gratuitas para cursos básicos e técnicos em várias cidades de Rondônia

Publicado

em

Já estão disponíveis as inscrições para cursos gratuitos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO). Ao todo são 1693 vagas para cursos de Aprendizagem Industrial Básica e Aprendizagem Industrial Técnica para a comunidade. Para explicar o que é o programa de gratuidade, como funciona o processo inscrição e sanar demais dúvidas, o coordenador de Educação do SESI-SENAI-IEL, Jair Coelho participou de uma live via Instagram do SENAI, nesta segunda-feira, 30.

São cursos com duração de seis meses a um ano e meio, tendo como requisitos para os interessados, a idade de 14 a 23 anos e 11 meses e que estejam cursando, no mínimo, o nono ano do Ensino Fundamental, para os cursos de qualificação e cursando a partir da segunda série do Ensino Médio, para os cursos técnicos. As inscrições se encerram dia 21 de junho e o candidato pode se matricular em apenas um curso.

O objetivo principal é contribuir para que a indústria local continue se fortalecendo e o SENAI fazendo sua parte quanto à qualificação de mão de obra. Para facilitar o acesso aos cursos, as aulas ocorrem na forma presencial e Ensino à Distância (EAD). Jair Coelho explicou na live que boa parte das aulas são na modalidade EAD, atingindo assim, alunos de qualquer município, sendo a parte prática dos cursos, presencialmente nas unidades do SENAI de Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Jaru, Cacoal, Rolim de Moura e Vilhena. Outro ponto importante ressaltado pelo coordenador de educação, é quanto à importância da leitura do edital, pois nele constam todos os requisitos, prazos e documentação necessária para a efetivação da inscrição do candidato.

Conforme o coordenador de Educação, o Programa SENAI de gratuidade visa a oferta de cursos, e constitui-se em uma ação de inclusão social e destina-se a pessoas de baixa renda. Os cursos contemplam diversas áreas de conhecimento.

De acordo com o diretor regional do SENAI-RO, Alex Santiago, o programa de gratuidade preza principalmente, pela inserção do indivíduo de baixa renda nesse mercado de trabalho tão competitivo, mas de forma técnica e com alta qualidade na capacitação do futuro profissional. ”Através das aulas no formato EAD, a gratuidade também beneficia jovens rondonienses que residem nas cidades onde não têm escolas do SENAI, necessitando apenas sua presença no período em que ocorrerem as aulas práticas”, ponderou.

Para saber mais, basta acessar o Portal do SENAI para conhecer todos os cursos gratuitos disponíveis, bem como o edital com todas as informações.

Fonte: Assessoria

Publicidade
Publicidade

Publicidade
Publicidade

O Jornal Digital Portal de Rondônia é um portal de notícias independente compromissado em transmitir os fatos, leva as principais notícias de Rondônia, do Brasil e do Mundo.

Publicidade

Facebook

Publicidade

Grupo de notícias

Publicidade

error: Ė vedada a reprodução de conteúdo sem a citação da fonte ou autorização do proprietário