Segundo o empresário e especialista em treinamentos corporativos HEBER SANTOS SILVA, esse é o grande segredo para o sucesso das empresas, principalmente das pequenas e médias do comércio.
Heber Santos Silva é casado, não possui filhos, tem 33 anos e trabalha com atendimento ao público desde os seus 17 anos, ou seja, a praticamente 15 anos. Formado em Administração de Empresas e especializado em Gestão empresarial, tecnologia e inovação a mais de 10 anos. Desde 2017 o empresário atua especificamente no comercio varejista em lojas de Shoppings Centers, tendo a sua própria loja e também ministrando treinamentos para equipes de outras lojas.
“O comércio sempre foi um dos segmentos mais difíceis de se sobre sair no cenário nacional, principalmente pela ampla concorrência em todos os segmentos e também por toda a burocracia e falta de incentivos fiscais que os empresários enfrentam”.
O empresário, que opera diretamente em lojas do varejo, destaca ainda que estamos vivendo uma nova era no comércio: “No Brasil, até o início do ano de 2020, que foi quando começou de fato a pandemia em nosso país, o comércio tinha um ciclo muito bem definido em nosso calendário. As campanhas de vendas já tinham as datas certas para acontecer e o consumidor já estava acostumado e se programava para aquela determinada data. Mas muita coisa mudou de Fevereiro de 2020 para cá. A pandemia “forçou” os empresários a se adaptarem ao novo comportamento do consumidor. A digitalização foi praticamente uma obrigação e isso gerou uma mudança de comportamento, tanto do consumidor como das empresas”.
Questionado sobre o que, na prática, mudou, Heberrespondeu o seguinte: “Antes da pandemia, o consumidor tinha como um “passa tempo” a ida aos estabelecimentos comerciais. Ele deixava para ver tudo o que precisava na hora da escolha, já dentro da loja, o que nos dias de hoje está diferente. O consumidor hoje, já chega na loja sabendo exatamente o que quer, porque antes de ir ao estabelecimento ele já entrou no site ou em alguma rede social da empresa, viu as opções e já comparou com outras empresas do mesmo segmento. Esse comportamento atual deixa a venda cada vez mais difícil”.
E qual a “dica de ouro” para os empresários atuais conseguirem atravessar esse momento? – “O que vai fazer a empresa “sobreviver” nos dias atuais é justamente o título dessa matéria: RECRUTAR, CAPACITAR E RECICLAR! O empresário que entender que a chave do sucesso para o seu negócio é a SUA EQUIPE, e realizar um recrutamento correto e direcionado de acordo com o perfil do seu segmento, treinar esse colaborar de maneira específica para atender o seu público e continuar treinando e capacitando (é o que chamamos de reciclagem) periodicamente a sua equipe, com certeza aumentará muito as chances de sobrevivência do seu negócio. Contratar da maneira correta de acordo com o perfil do seu negócio; Treinar e continuar treinando, esse hábito/habilidade sem dúvidas está fazendo toda a diferença nos dias atuais”.
E você leitor, empresário/comerciante ou não, concorda que um dos segredos do sucesso das empresas neste momento que estamos vivendo é uma equipe bem montada e bem treinada?