A consolidação do Governo de Rondônia como referência em transparência e ações anticorrupção foi uma das importantes conquistas durante o ano de 2022. O alcance desse resultado tem sido conduzido pela Controladoria-Geral do Estado – CGE, que reúne diversas medidas por meio de programas, projetos e avaliações em nível nacional que comprovam o desempenho da administração pública.
Recentemente, o Executivo Estadual recebeu um balanço do acordo de cooperação técnica firmado com o movimento Transparência Internacional – Brasil. No relatório, a entidade mostrou índices positivos alcançados com ações estratégicas, inteligentes e precisas, a exemplo da avaliação da transparência nas informações sobre compras e contratações emergenciais de combate ao coronavírus.
As contas aprovadas do Governo do Estado, referentes aos anos de 2018, 2019 e 2020, também marcaram o ano com êxito no trabalho em equipe. Aprovado por unanimidade em junho, o balanço fiscal foi apreciado por sete conselheiros em sessão especial no Tribunal de Contas do Estado – TCE, que emitiram parecer prévio favorável à aprovação das contas.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destaca o impacto gerado pelas políticas públicas adotadas pelo órgão. “Quando há transparência nas ações do Executivo Estadual, significa que não há corrupção no trabalho. Atuando dessa forma, a Controladoria-Geral do Estado marca mais um ano comprometida com a eficiência no exercício desta administração. Isso tem se refletido em reconhecimentos renomados, como o alcance de “Nota A” em solidez fiscal por três anos consecutivos”, declara o governador.
Fonte: Secom