Integrantes do Projeto Rondon participam de City Tour pela cidade de Porto Velho

Portal de Rondônia
Por Portal de Rondônia

Após 12 dias com várias atividades realizadas em municípios do interior de Rondônia, os integrantes do Projeto Rondon, chamados “rondonistas”, participaram nesta sexta-feira (21), de um City Tour pela cidade de Porto Velho, para conhecer a história da Capital, passando em pontos turísticos. A atividade realizada em parceria com o Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo – Setur, marcou o encerramento da “Operação Sentinelas Avançadas”, que foi coordenado pelo Ministério da Defesa – MD, do Governo Federal e teve início no dia 7 de julho.

Durante o período de atividades do Projeto Rondon no Estado, várias ações foram realizadas por professores e estudantes, de diversas instituições de ensino superior das regiões Sudeste e Sul do país, que uniram forças para levar conhecimento e cuidados de saúde às comunidades, proporcionando um ambiente de aprendizado, promovendo o desenvolvimento integral dos participantes.

O titular da Superintendência Estadual de Turismo – Setur, Gilvan Pereira Júnior, destacou que o Projeto Rondon, “tem como objetivo mostrar para todo o Brasil que Rondônia tem turismo e a vinda dos ‘rondonistas’ ao Estado foi uma oportunidade para adquirir conhecimento e a visita aos pontos turísticos serviu para mostrar o que temos em cultura, atrativos e história”, considerou.

Para a estudante Priscila Félix, de Santa Catarina, que fez parte da equipe de Comunicação Social do Projeto Rondon, a “Operação Sentinelas Avançadas” superou suas expectativas. “Foi um momento incrível, que permitiu acompanhar de perto as equipes desenvolvendo suas atividades junto às comunidades dos municípios. Foram várias oficinas ministradas e assim como as pessoas receberam conhecimento, os voluntários muito mais. Finalizar as atividades conhecendo um pouco mais de Porto Velho e de Rondônia, é gratificante”, disse.

CITY TOUR

Os 252 ‘rondonistas’ tiveram a oportunidade de visitar alguns dos principais pontos turísticos de Porto Velho, como a praça das Três Caixas d’Água, onde prestigiaram apresentações musicais relatando as variedades culturais e da culinária portovelhense, além da história de como surgiu Porto Velho, com a palestra do professor João Herbety Beto Peixoto, da Mediação Tecnológica.

Após conhecerem a Praça das Três Caixas d’Água, o grupo conheceu o Memorial Rondon, onde ouviram a história de Marechal Rondon, o patrono das comunicações e conheceram as instalações do museu, que fica localizado na Estrada do Santo Antônio.

Para o professor Marcos Silva, do Estado do Paraná e participante do Projeto Rondon há 17 anos, a cada ano, é uma experiência única, que fica marcada. “O projeto permite conhecer novas turmas, novas localidades e novas culturas. Estivemos desenvolvendo atividades em Santa Luzia d’Oeste, com todas sendo bem elaboradas junto à comunidade da área rural. Nossa vitória e ver o número de ‘rondonistas’ participando e vão levar daqui uma grande bagagem, com experiência e conhecimento”, finalizou.

Publicidade

Publicidade
Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade
Publicidade
Compartilhe este artigo
O Jornal Digital Portal de Rondônia é um portal de notícias independente compromissado em transmitir os fatos, leva as principais notícias de Rondônia, do Brasil e do Mundo.
Publicidade

Publicidade