O nível do rio Madeira está abaixando e na última quinta-feira (27) registrou 4,9 metros, o que representa uma baixa de 23 centímetros nos últimos 3 dias. Anderson Luiz, gerente de operações da Defesa Civil Municipal, informou que o nível do rio nesta mesma época em 2022 registrava 6,2 metros, uma diferença de 1,3 metro.
“A gente vem monitorando diariamente, e a Defesa Civil faz o alerta para população em geral e, principalmente, pescadores dos perigos sobre as falsas praias que estão surgindo às margens do rio. São cerca de 40 pontos de perigo no baixo Madeira até a comunidade de Terra Firme. O perigo é que começa a aparecer bancos de areia e pedras, e nesses locais estamos colocando placas com alerta. Outra medida é sobre os banhistas que vêm para a margem do rio tomar banho, nossas equipes realizam monitoramento e passam toda orientação sobre os perigos e áreas de risco de cada ponto. Lembrando que a Defesa Civil Municipal só entra em alerta de emergência se o Rio Madeira chegar aos 4 metros, para poder fazer algumas restrições, proibições e orientação sobre as navegações, mas no momento ainda tem estabilidade de navegações”, disse o gerente.
Recentemente, a Defesa Civil levou água potável e hipoclorito de sódio para comunidades do médio Madeira, como São Miguel, Silveira, Mutuns e demais atingidas pela estiagem.
Fonte: Prefeitura de Porto Velho