Bogotá foi o destino de 13 empresas brasileiras de cosméticos levadas pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) para a Missão Empresarial Brasil-Colômbia 2023 Cosméticos, que aconteceu entre os dias 23 e 25 de outubro.
A programação contou com seminários sobre o mercado colombiano, visitas técnicas e uma rodada de negócios, que colocou frente a frente empresários brasileiros e compradores colombianos. A Missão faz parte do Programa de Aceleração para as Exportações, iniciativa da ApexBrasil que busca dar continuidade ao processo de internacionalização de empresas nacionais.
“Estamos aqui em Bogotá com 13 empresas brasileiras, 8 delas oriundas do PEIEX. Isso mostra a importância de abrirmos espaço para as empresas iniciantes conquistarem o mundo e atesta a força que o Programa de Qualificação possui como porta de entrada para a internacionalização de empresas.” disse Gabriel Chelis, analista de qualificação da ApexBrasil.
Camilla Sol, proprietária da Sol Saboaria, já participou do PEIEX e Mulheres e Negócios Internacionais. Os programas foram essenciais para a expansão do negócio da empresária e ela destaca os diferenciais que seus produtos possuem para os consumidores colombianos. “Eu trouxe esse mineral brasileiro, muito rico no nosso solo e também com vários benéficos de óleos vegetais, especialmente da Amazonia pra realçar também a beleza da pele das mulheres e dos homens aqui na Bogotá.” relata a empresária, durante a missão de cosméticos da Colômbia.
A Made in Rudado Cosméticos é mais uma das treze empresas presentes com a ApexBrasil em Bogotá. A cosmética é de São Domingos (BA), município no território do Sisal com cerca de 9000 habitantes. Criada pelas irmãs Ana María Batista e Joana Lauritania Batista, a companhia vegana possui produtos com extratos de plantas da caatinga.
“É muito incrível a gente estar aqui, eu e a minha irmã. Nós nunca imaginávamos que chegaríamos tão longe, que estaríamos em outro país, levando a nossa história, os nossos produtos, a nossa regionalidade. A gente acredita no nosso Sertão, mesmo sendo uma região seca, pobre, sabemos que vamos levar fluxos para lá também. Então a nossa perspectiva é essa, não só de crescer, eu, minha irmã e a nossa família, mas a nossa comunidade toda.” comenta emocionada a empresária Ana María.
Oportunidades na Colômbia
Os cosméticos brasileiros têm taxa zero de importação na Colômbia, devido a um acordo com o Mercosul. Em 2022, o país foi o terceiro principal destino de cosméticos brasileiros no mundo, com um total de US$ 80 milhões exportados. Além disso, tem um mercado interno relevante e pode servir de base de distribuição para os países da comunidade andina.
Setor de cosméticos no Brasil
O setor de cosméticos está em plena ascensão no Brasil. Dados da Associação Brasileira da Industria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) mostram que, em 2022, as exportações bateram US$ 776,5 milhões, apresentando um crescimento de 10,9% em comparação ao ano anterior. As importações, por sua vez, aumentaram 7,6%, alcançando um valor de US$ 741 milhões. Foi o terceiro ano consecutivo de superávit para o setor, avaliado em US$ 35,5 milhões – um salto de 206% em relação àquele registrado em 2021.
Entre as categorias mais exportadas, produtos para cabelos lideram com 27,7%. Em seguida, aparecem os sabonetes, com 19,1%. Produtos de higiene oral ocupam o terceiro lugar, com 11,6% do total exportado. Argentina, México e Colômbia entram em cena como os principais parceiros comerciais do Brasil.
Programa Aceleração
No Programa de Aceleração, a ApexBrasil procura proporcionar plataformas de networking e oportunidades internacionais imediatas às empresas que demonstraram estar mais preparadas para ações internacionais, de modo a estimular primeiras exportações ou a consolidação como empresas exportadoras.
As empresas descobrem seu nível de preparo no PEIEX, no qual a equipe de atendimento da ApexBrasil, com objetivo de aproximar as empresas do mercado internacional, desenvolve, junto aos empresários, uma análise sobre a maturidade exportadora da empresa e oferece diferentes ferramentas para capacitação em aspectos-chave de comércio exterior, como: adequação de embalagem e produto ou serviço, identificação de oportunidades internacionais e de barreiras de acesso a mercado, precificação e frete.
Fonte: Apex