Começou na quarta-feira (8) e vai até o dia 12 de novembro, em Belém, a terceira edição do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR), encontro voltado para a promoção comercial dos setores criativos do Brasil. Organizado pelo Ministério da Cultura e pela Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e Cultura (OEI) no Brasil, o evento conta com a parceria da Agência Brasileira de Promoção de Atração e Investimentos (ApexBrasil), que está coordenando rodadas de negócio entre empresas brasileiras de 13 setores criativos com 144 compradores estrangeiros. Ao longo de três dias (de 9 a 11), serão mais de duas mil reuniões que vão acontecer no Hangar – Convenções e Feiras da Amazônia. A expectativa é de movimentar cerca de US$ 20 milhões em negócios.
Segundo o coordenador de Indústria e Serviços da ApexBrasil, André Limp, o MICBR tem se consolidado como uma importante plataforma de promoção de negócios e da imagem do Brasil no exterior. “A projeção internacional dos nossos setores da Economia Criativa – tais como audiovisual, design, editorial, jogos eletrônicos, música, moda, artes visuais e gastronomia – é fortalecida com essas ações de promoção comercial”, explica Limp. “Eventos como esse impactam positivamente muitos setores apoiados pela Agência, gerando um círculo virtuoso que passa pelo chamado “soft power brasileiro” e termina na efetiva geração de negócios e de parcerias comerciais competitivas e duradouras”, complementou.
Além das rodadas de negócio, o evento terá uma série de espetáculos, palestras, painéis e oficinas. A cerimônia de abertura, na quarta-feira, contou com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, do governador do Pará, Helder Barbalho, do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, representantes do SEBRAE, da ApexBrasil, e outras autoridades. O ministro da Cultura da Argentina, Tristán Bauer, também esteve presente na cerimônia. Nesta edição, a Argentina é o país convidado de honra do evento.
Toda a programação dos painéis e oficinas pode ser acessada no site do MICBR 2023.
O objetivo do MICBR é fomentar e impulsionar o crescimento dos setores criativos, facilitar a circulação de bens e serviços culturais, estimular a internacionalização da produção cultural nacional e promover a profissionalização dos agentes culturais brasileiros. Além disso, o evento reúne centenas de empresas e milhares de criadores e empreendedores dos setores culturais e criativos do Brasil, além de convidados internacionais. Estarão presentes os segmentos de circo, dança, teatro, audiovisual, jogos eletrônicos, editorial, música, hip hop, design, moda, artesanato, museus e patrimônio, áreas técnicas, artes visuais e gastronomia.
Rodadas de Negócios
Nos dias 9, 10 e 11 de novembro, sempre pela manhã, terão lugar as rodadas de negócios, que são reuniões pré-agendadas com duração de até 25 minutos, nas quais as empresas, empreendedores e profissionais terão a oportunidade de se encontrar e estabelecer conexões comerciais com importantes players do mercado nacional e internacional.
Os objetivos principais das rodadas de negócios são criar oportunidades de networking e colaboração para impulsionar o crescimento dos negócios. São aguardados, aproximadamente, 317 empreendedores que participarão das rodadas com potenciais compradores estrangeiros, realizando cerca de 2 mil reuniões de negócios ao longo dos três dias. A estimativa é que sejam gerados US$ 20 milhões em negócios até o final de 2024.
A indústria criativa do Brasil
A Economia Criativa no Brasil abrange áreas como comunicação, cultura, arquitetura, moda, design, softwares, áudio visual, mídias interativas, vídeos games, entre outros. Segundo o Ministério da Cultura, no Brasil, a economia criativa é responsável por 3,11% do PIB e emprega cerca de 7,5 milhões de pessoas nas mais de 130 mil empresas formalizadas.
Sobre o MICBR
Em suas duas primeiras edições, realizadas em 2018 e 2021, o MICBR alcançou resultados expressivos. Em 2018, em edição presencial, o evento gerou o equivalente a 5,5 milhões de dólares durante as rodadas de negócios, com a perspectiva de geração de outros US$55 milhões nos doze meses seguintes. Apenas nas rodadas foram 406 participantes, de 26 países, representantes dos nove setores criativos contemplados naquela edição.
Fonte: Apex Brasil