Nessa quinta-feira, dia 16 de novembro, teve lugar o último dia do Web Summit 2023. Tradicionalmente reconhecido como um dos mais esperados e respeitados pontos de encontro para startups, corporações e investidores, o evento recebeu 70.236 participantes, de 153 países em Lisboa, Portugal. Entre eles, estavam mais de 2.600 startups, que puderam apresentar suas soluções inovadores para um público ávido por entender as tendências da aplicação de tecnologia nos negócios.
Nesse ambiente de inovação, as startups brasileiras tiveram destaque. A Inspira venceu o campeonato de pitches do Web Summit, enquanto startups como a Buddieapp, a HIT e a Luckie Tech foram selecionadas pela organização para participar de showcases nos palcos do evento, sem contar as startups que já alcançaram resultados comerciais significativos.
O prêmio Pitch desse ano é do Brasil. Ao final de três dias de competição de startups do Web Summit, reunindo as principais startups em estágio inicial do mundo para uma batalha ao vivo no palco principal, os organizadores sagraram campeã a brasileira Inspira, empresa de solução de Inteligência Artifical para o campo jurídico, que bateu, na final, a Cognimate, startup de saúde dos Estados Unidos, e a Kinderpedia, empresa de soluções para creches dos Emirados Árabes Unidos.
No pitch final da Inspira, Henrique Ferreira, um dos co-fundadores da startup, destacou as especificidades do mercado jurídico brasileiro e como a empresa pretende inovar. Segundo o empreendedor, “nossa missão é reinventar o mercado jurídico no Brasil e democratizar o acesso a informações jurídicas”. Entre mais de 5000 startups de todo o mundo que se inscreveram para o Web Summit, apenas 105 foram selecionadas para concorrer ao prêmio, e, entre essas, nenhuma fez melhor pitch que a Inspira.
“O Web Summit é um evento estratégico para mostrarmos para o mundo o Brasil como celeiro de inovação. São mais de 13 mil startups no país, e a ApexBrasil quis trazer ao evento sua maior delegação da história”, comentou o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana.
Medtechs brasileiras em alta
As medtechs da delegação da ApexBrasil também tiveram destaque nesse último dia de evento, com a seleção da Buddieapp, da HIT e da Luckietech para expor suas soluções em palco do Web Summit. A Buddie.ai utiliza inteligência artificial (IA) para oferecer um “amigo-terapeuta 24h”, com a funcionalidade que acalmar crises de ansiedade em até 5 minutos. Ana Quiroz, representante da startup no Web Summit, conta que a participação da empresa no evento era fundamental para a sua internacionalização. “Viemos mostrar nosso aplicativo para o mundo, e ter testado nosso chatbot ao vivo e com tanto sucesso foi muito gratificante”.
Segundo a empreendedora, a ApexBrasil abriu as portas para esse mundo da internacionalização e os resultados já começaram a aparecer. “Já temos várias reuniões com possíveis investidores, pessoas e corporações interessadas em parcerias para colocar nossos produtos como benefícios para seus colaboradores”. Além das oportunidades de negócios, Ana ressaltou a seleção para show case. “O show case foi incrível. Sem dúvidas, uma das melhores partes de todo o evento. Fizemos parte do show case “the future of medtech”, onde pudemos mostrar, com todo esse destaque, nosso projeto de saúde mental para colaboradores”, contou a empreendedora.
Ao lado da Buddie.ai estava Patricia Meirelles Palhares, fundadora da HIT: terapias holísticas. “Estar aqui no Web Summit nos certificou que existe espaço para nós no mercado europeu. Empresas de Portugal, Espanha e da Inglaterra estão interessadas. Nós fomos para Cascais (Portugal), com apoio da ApexBrasil, e a prefeitura local mostrou interesse em levar o HIT para lá”, disse Patricia. Assim que desceu do palco do show case, a empresária viu ainda os contatos se multiplicar. “Eu desci do palco e tinha 14 mensagens de empresas daqui interessadas em nossas soluções de saúde e bem-estar, entre elas, uma agência de viagens de luxo, dizendo que não havia um aplicativo como o nosso aqui na Europa”, contou.
Chamou a atenção dos organizadores também a Luckie Tech. Joel Oliveira, fundador da empresa, contou que a startup Luckie Tech é mais que uma startup, é um legado. A motivação de Joel não podia ser mais nobre e emocionou aqueles que passaram pelo estande. A dor da perda de seu filho Lucas para um câncer o motivou a desenvolver um aplicativo para salvar vidas. “Oferecemos um dispositivo pequeno que transmite informações sobre os sinais vitais do paciente para uma nuvem a cada 5 minutos. A equipe médica que tem acesso a esses dados é notificada imediatamente em caso de qualquer complicação, podendo agir rapidamente”, contou o empresário.
Futuro Promissor em diversos ramos da inovação
Nessa edição de 2023, a ApexBrasil levou sua maior delegação da história ao Web Summit. Foram mais de 200 empresas inovadoras dos mais diferentes setores econômicos, incluindo fintechs, agritechs, healthtechs, iniciativas voltadas para a biotecnologia, inteligência artificial, dados, entre outras.
Nesses três dias de eventos, as empresas brasileiras puderam identificar parcerias, atrair investimentos e encontrar oportunidades para expandir suas ações para o mercado europeu. A SUTHUB, que participou da trilha de expansão internacional ofertada pela ApexBrasil, tinha o objetivo de identificar e entrar em contato com potenciais clientes. “Passamos o dia inteiro, sem parar, atendendo pessoas interessadas. Pegamos mais de 50 leads, e agora vamos ter muito trabalho pela frente. Além disso, já tivemos propostas concretas, sem contar as conversas promissoras com potenciais investidores, e, para tudo isso, o apoio da ApexBrasil foi fundamental”, relatou João Paulo Valli, representante da startup no evento.
Enquanto a SUTHUB faz parte do mercado de venda digital de seguros, a Eduvem é uma Edutech, voltada ao desenvolvimento de soluções para melhorar a aprendizagem. André Merlino, CEO da startup, contou que foram três dias intensos de prospecção de negócios. “Foi uma oportunidade única de solidificar nossa entrada na Europa. Tínhamos três objetivos claros aqui: desenvolver nossa marca, criar networking e encontrar clientes e investidores”, destacou o empresário, que finalizou o evento com três POCs (prova de conceito) muito concretas. “Estou super otimista com os próximos passos”, concluiu André Merlino.
Papel da ApexBrasil
A ApexBrasil atua com startups brasileiras desde 2017, com o objetivo de promover e facilitar a inserção desse tipo de empresa no cenário internacional. Para isso, executa iniciativas que promovem capacitações e também conexões com possíveis parceiros, sejam eles compradores, investidores, aceleradoras, incubadoras ou outros agentes de relevantes ecossistemas de inovação globais.
Ao fomentar o crescimento das empresas iniciantes, a ApexBrasil também desempenha um papel crucial em elevar o nível de inovação na economia do Brasil, promovendo a disseminação global de suas inovações e tecnologias. Isso não apenas influencia positivamente o desenvolvimento econômico e social, mas também fortalece a reputação internacional do Brasil como uma nação que cria soluções inovadoras e benéficas para diversas pessoas e sociedades ao redor do mundo.
Fonte: Apex Brasil