Conecte-se conosco

Geral

Sesau alerta sobre cuidados e prevenção no período carnavalesco 

Publicado

em

Com objetivo de orientar sobre cuidados e prevenção para o período carnavalesco, a Secretaria do Estado da Saúde (Sesau) traz orientações que devem nortear os hábitos da sociedade no período de carnaval; cautela ao ingerir alimentos para evitar infecções, maior prudência no trânsito, hidratação mais intensa ao ingerir bebidas alcoólicas.

De acordo com o médico Alessandro Dutra, durante o período de carnaval é importante seguir uma rotina de cuidado e prevenção, “ingerir bastante água, pois a hidratação é fundamental para o bom funcionamento do corpo, o ideal para consumo é entre 2 a 3 litros de água. O uso de preservativo também é recomendado,  a fim de proteger das infecções sexualmente transmissíveis”, explicou.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, o pronto atendimento (PA) deve ser acionado em situações de urgência, mas a prudência deve ser a direcionadora da festa. “Em situações de emergência é fundamental procurar atendimento médico ligando para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), pelo telefone 192. Ao ingerir bebidas alcoólicas a direção de veículos é proibida”, destacou. 

Os preservativos e autotestes, podem ser adquiridos gratuitamente, na Policlínica Oswaldo Cruz (POC), que está localizada na Avenida Governador Jorge Teixeira nº  3.862, Bairro Industrial, onde também são realizados testes rápidos contra HIV, hepatite B, C e sífilis de forma rápida, sem a necessidade de agendamento.

CUIDADOS

  • Se beber, não dirija;
  • Alimentação leve e equilibrada; 
  • Consumo de água de 2 a 3 litros; 
  • Uso do protetor solar; 
  • Uso de roupas frescas durante os blocos carnavalescos; e
  • Uso de camisinha em relações sexuais.

Fonte: Secom

Publicidade
Publicidade

Publicidade
Publicidade

O Jornal Digital Portal de Rondônia é um portal de notícias independente compromissado em transmitir os fatos, leva as principais notícias de Rondônia, do Brasil e do Mundo.

Publicidade

Facebook

Publicidade

Grupo de notícias

Publicidade