Geral
Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais do IDEP seguem até 20 de fevereiro

Uma ampla oferta de cursos profissionalizantes presenciais está sendo lançada em Porto Velho com o intuito de atender alunos interessados em se capacitarem em diferentes áreas. As inscrições podem ser realizadas até 20 de fevereiro, através do link https://rondonia.ro.gov.br/publicacao/inscricoes-para-cursos-presenciais-ate-20-02-2025/, disponibilizado no site do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep).
Para se inscrever, o candidato deve ter idade mínima de 15 anos, enquanto a escolaridade mínima e o ensino fundamental II (6º ao 9º Ano). As aulas serão ministradas na sede da instituição de ensino, nos polos Flora Calheiros e Orlando Freire.
Os alunos recebem certificado mediante a participação em todas as atividades e avaliações.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou que, a amplitude de cursos faz parte da meta preconizada no Planejamento Estratégico da gestão estadual, o qual oportuniza aos estudantes; a qualificação profissional em ocupações, nas quais, os mesmos queiram atuar.
“A qualificação da mão de obra é oferecida de acordo com a vocação econômica de cada região do estado, tornando mais ágio a inserção do estudante no mercado de trabalho, seja conseguindo um emprego ou abrindo o próprio negócio”, salientou Marcos Rocha, ressaltando que, o ensino profissionalizante está motivando quem já está na ativa e jovens em início de carreira.
CURRÍCULO ATUALIZADO
Essa variedade de cursos atende os anseios de uma geração que cresce diante da necessidade de se manter o currículo atualizado, aumentando as chances de construir uma trajetória de sucesso.
O estudante João Gabriel de Almeida, 17 anos, por exemplo, planeja fazer o curso superior de Direito, mas faz o Técnico Administrativo, concomitante com o ensino médio e de Mecânica de Motocicletas Inicial. “Estou aproveitando as oportunidades que surgem para investir nos meus estudos”, argumentou o jovem que mora no Bairro Teixeirão, na Capital.
Segundo a presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, os cursos são lançados com base em estudos e pesquisas porque o Instituto trabalha com foco no progresso econômico e desenvolvimento social.
“Não basta apenas transmitir conhecimento ao aluno, é necessário acompanhar as tendências do mercado de trabalho para que o trabalhador tenha um caminho promissor depois de receber o seu certificado do ofício que decidiu abraçar ”, evidenciou.
CURSOS OFERECIDOS
Sede do Idep:
– Técnica de Redação e Arquivo
– Assistente de Vendas
– Introdução à Inteligência Artificial
– Logística Reversa e o Impacto Ambiental
– Produtor de Olerícolas
– Português Instrumental e
– Aplicativos Informatizados
Orlando Freire
– Norma Regulamentadora – NR 32 (Segurança e Saúde)
– Norma Regulamentadora – NR 10 (Segurança e Instalação de Eletricidade)
– Penteados de Tranças
– História da Educação
– Ética e Cidadania Organizacional
-Segurança Meio Ambiente e Saúde
Flora Calheiros
– Qualidade de Vida e Segurança no Trabalho
– Oratória
– Gestão de Marketing
– Maquiagem para Festa
– Flores Gigantes
– Artesanato e Papel – Origami
– Matemática Aplicada
– Manicure e Pedicure
Fonte: Secom
