Geral
Inscrições para cursos profissionalizantes na Escola de Imagem Pessoal podem ser realizadas até 21 de abril, em Ji-Paraná

O crescimento do mercado da beleza vem gerando novas oportunidades para quem procura atuar no promissor segmento econômico. Diante dos avanços no setor, o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia (Idep) amplia a oferta de cursos na Escola Móvel de Imagem Pessoal. A unidade flexível itinerante encontra-se em Ji-Paraná, onde será cumprido o próximo cronograma. As inscrições podem ser realizadas até 21 de abril, através do link disponibilizado no site da instituição https://rondonia.ro.gov.br/publicacao/inscricoes-para-cursos-na-unidade-movel-de-imagem-pessoal-para-o-municipio-de-ji-parana-inscricoes-04-04-2025-a-21-04-2025/
DESENVOLVIMENTO
São oferecidos três cursos da área da beleza, cujos conhecimentos podem ser úteis no cotidiano do próprio aluno e para quem procura profissionalização. Os participantes aprendem novas técnicas conforme as tendências do mercado. Tornam-se, portanto, profissionais aptos para ocupar um posto de trabalho ou empreender. Além do aprendizado, os alunos recebem certificado para facilitar a construção da carreira na profissão que abraçou.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a descentralização do ensino profissionalizante garante acesso à qualificação da mão de obra a estudantes de todas as regiões do estado. “Uma das prioridades do Planejamento Estratégico da gestão estadual é facilitar o acesso à capacitação para que o aluno tenha mais chances de empregabilidade. Estamos cumprindo essa meta em nome do desenvolvimento econômico e social”, salientou.
EMPREENDEDORISMO
A facilidade em frequentar um curso profissionalizante motivou Elektra Rodrigues Gonçalves, de 17 anos, a se matricular no Curso Técnico em Secretaria Escolar. A estudante mora na Estrada 28 de Novembro – Comunidade Terra Santa, zona Rural de Porto Velho. “Fiz o ensino médio numa escola que eu tinha que ir de ônibus e durava meia hora o percurso. Então, para eu fazer um curso técnico foi preciso ter esse incentivo do Idep”, reconhece a jovem que planeja atuar no setor educacional.
De acordo com a presidente do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional, Adir Josefa de Oliveira, tanto a Escola Móvel de Imagem Pessoal quanto o Curso Técnico em Secretaria Escolar atraem um significativo número de mulheres. Além de conquistar uma vaga de emprego, as alunas fortalecem empreendedorismo feminino, abrindo o próprio negócio. “A educação profissional é o caminho de crescimento para as famílias porque essa modalidade de ensino contempla estudantes de diversas faixas etárias”, ressaltou.
CURSOS OFERTADOS
– Tranças
– Automaquiagem
– Design de Sobrancelhas
Fonte: Secom
