Geral
Quadrilhas se preparam para encantar no Arraiá da Prefs

As quadrilhas juninas de Porto Velho estão a todo vapor nos preparativos para o Arraiá da Prefs, que acontece entre os dias 23 a 25 de maio no Parque da Cidade. Ensaiando com muita animação e dedicação, os grupos folclóricos vivem dias intensos de coreografias, cenários e figurinos para entregar um verdadeiro espetáculo ao público. Com a expectativa de atrair cerca de 20 mil pessoas por dia, o evento marca o início do Circuito Junino de Porto Velho 2025, que promete ser o maior São João do Norte do Brasil.

A quadrilha Rádio Farol, que ensaia em sua tradicional sede no bairro Pedrinhas, vem com o tema “Amazônia – Sou do Norte, onde a natureza e a cultura florescem juntas”. Com 48 pares, o grupo promete emocionar o público com um espetáculo que exalta as belezas da floresta e a força da cultura nortista.
O presidente da agremiação, Rei Silva, demonstra orgulho e entusiasmo com a chegada do Arraiá da Prefs. “Somos o maior campeão de Rondônia. Meu coração pulsa de felicidade. Já é sexta o início junino e domingo é a nossa estreia. O Arraial da Prefs está prometendo muito neste ano. A gente vai falar da Amazônia, né? A Rádio Farol sempre dá muito valor ao Norte. A gente vai levar um pouquinho da Amazônia. Vai ser um espetáculo, pode ter certeza que todo mundo vai se apaixonar”, destacou.

Os ensaios da Rádio Farol começaram logo após o Carnaval. Cristiano Lima, que há dez anos atua como noivo da quadrilha, não esconde a ansiedade. “A expectativa está a mil, como todo ano! É sempre bom pisar com o pé direito. A gente está super ansioso pra esse momento, mais um ano levando à frente como noivo. E o tema deste ano é bem diferente do que vinha sendo mostrado. A gente vem falando do nosso Norte, da nossa Amazônia, e vai ser um tema bem polêmico, tá tudo muito lindo. Vamos levar com muita perfeição, como todos os anos a gente leva o espetáculo”.
Quem também promete emocionar é a quadrilha Girassol – Explosão do Norte, atual campeã do Flor do Maracujá. Com 45 pares e ensaiando desde fevereiro no bairro Castanheira, o grupo traz o tema “Contos que o Povo Conta”, inspirado no rico folclore brasileiro.

Para Leandro Leires, diretor da quadrilha, o Arraiá da Prefs é um momento especial. “A geração Explosão do Norte está trazendo uma história baseada no folclore brasileiro, onde vocês irão realmente se emocionar e se apaixonar. Iniciando agora a abertura do nosso calendário junino com esse maravilhoso arraial, estamos levando um pouco do que a gente tá fazendo em 2025, mas também com referências de 2024. Esse Arraial da Prefs é muito importante para valorizar nossa cultura. É um prazer para o nosso grupo estar presente nesse evento”.
Reginaldo Velaskues, noivo da Girassol há quatro anos e integrante da quadrilha há duas décadas, também compartilha da expectativa. “Nossa expectativa para o Arraial da Prefs é grande, pois é a abertura do nosso calendário que vai até agosto. O nosso tema vai encantar e mostrar contos que vão surpreender. Podem esperar muita entrega e glamour”.

No total, 12 quadrilhas juninas, além da Rádio Farol e Girassol, irão se apresentar: Matutos do Socialista, Flor da Primavera, JUABP, Mocidade Junina, Tradição, Rosa Divina, Rosas de Ouro, Coração Dourado, Jucadiro, Nova Junina do Orgulho. Serão cinco bois-bumbás: Veludinho, Az de Ouro, Diamante Negro, Estrela de Fogo e Marronzinho, que se apresentarão na arena montada no Parque da Cidade.
ESTRUTURA
A estrutura do Arraiá da Prefs está em fase final de montagem e contará com espaço para as apresentações culturais, praça de alimentação e área para atendimento em saúde e segurança, garantindo conforto e diversão para toda a família.
Para conferir a programação completa acesse aqui.
O Arraiá da Prefs é uma realização da Prefeitura de Porto Velho por meio da Fundação Cultural (Funcultural), com apoio da Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob), Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran), Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), e a Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur).
Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
