Conecte-se conosco

Geral

Criação da Seinfra fortalece a gestão da infraestrutura e da limpeza urbana em Porto Velho

Publicado

em

A Prefeitura de Porto Velho, no contexto da reforma administrativa implementada na segunda-feira (7) pelo prefeito Léo Moraes, com objetivo de tornar a máquina pública municipal mais moderna e eficiente, criou a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra). Ela é o resultado da fusão da Secretaria Municipal de Obras (Semob) e da Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb).

A nova pasta já nasce responsável por uma ampla gama de serviços essenciais, com atuação em todas as regiões da capital e nos distritos. Desta forma, o município passa a contar com uma estrutura que garante maior capacidade de resposta para cuidar melhor de obras, infraestrutura urbana, limpeza, manutenção de vias e serviços públicos básicos, o que, inclusive, significa mais atenção às estradas rurais, entre diversas outras atribuições.

“A medida busca otimizar os recursos públicos, dar mais celeridade às ações estruturais e melhorar a qualidade dos serviços prestados à população, consolidando uma estrutura mais eficiente, integrada e voltada para resultados concretos. Com isso, atingimos nosso objetivo maior, que é elevar a qualidade de vida das pessoas”, destacou o prefeito Léo Moraes.

A expectativa é que, com a nova configuração, os serviços ganhem mais agilidade na execução e maior impacto na vida das pessoas, especialmente nas áreas que demandam mais atenção do poder público. A proposta também fortalece a presença da Prefeitura nos distritos e regiões mais afastadas, garantindo que os investimentos cheguem a todos os cantos do município.

“A Seinfra é uma resposta direta à necessidade de fazer mais, com mais qualidade e menos burocracia. Com a nova secretaria, temos uma estrutura mais moderna e preparada para atender às necessidades da população com agilidade, planejamento, responsabilidade e otimização dos recursos públicos”, afirmou o prefeito.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Tendo como titular o secretário Thiago Felipe Cantanhede Pacheco, e como secretário executivo de Serviços Básicos, Giovanni Marini, a Seinfra passa a ser responsável por diversas frentes estratégicas para o desenvolvimento da cidade e do município como um todo. Entre suas principais atribuições estão:

Formulação de políticas e diretrizes para o desenvolvimento da infraestrutura urbana;

Planejamento, execução e manutenção de obras públicas, incluindo pavimentação, drenagem, pontes e viadutos;

Abastecimento de água e esgotamento sanitário;

Elaboração de projetos e fiscalização de obras, sejam executadas diretamente ou por meio de empresas contratadas;

Coordenação do saneamento básico relacionado ao sistema de drenagem;

Execução e supervisão dos serviços de limpeza urbana, coleta e destinação de resíduos, capinação, varrição, lavagem de ruas e manutenção do mobiliário público;

Limpeza de galerias, canais e bueiros;

Apoio à Superintendência dos Distritos, assegurando a presença do município em regiões mais afastadas;

Gestão dos serviços funerários;

Participação no processo de revisão e implementação do Plano Diretor do município;

Elaboração de programas e projetos de urbanização e desenvolvimento urbano em parceria com outras esferas de governo e iniciativa privada.

Léo Moraes acrescentou que, com a implantação da Seinfra, a Prefeitura de Porto Velho “reforça o compromisso com uma gestão pública mais eficiente, econômica e voltada para o bem-estar da população, para construir uma cidade mais organizada, acessível e preparada para os desafios do crescimento urbano”.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Facebook

Publicidade