Conecte-se conosco

Polícia

Polícia Civil prende criminosos que criavam perfis falsos em redes sociais para extorquir vítimas

Publicado

em

Na manhã desta quarta-feira (28/06), a Polícia Civil do Estado de Rondônia, deflagrou a operação Ciber Crime, contra criminosos que utilizavam perfis falsos para difamar e caluniar vítimas no município de Buritis e região.

Segundo as investigações, alguns perfis exigiam o pagamento de valores para não divulgar fofocas (supostos casos extraconjugais), assédios a funcionários (contra empresas), ocasião em que os proprietários se viam obrigados a pagar os valores para não sofrer prejuízo moral e, consequentemente, financeiro.

Os investigados contabilizaram mais de 30 ocorrências policiais registradas nos anos de 2022 e 2023, além de inúmeros outros casos subnotificados.

O inquérito apurou que os perfis também divulgaram informações falsas em relação a ataques em escolas, o que gerou pânico à população local no mês de abril deste ano.

A ação policial visou cumprir 5 (cinco) mandados de busca e apreensão nas residências dos suspeitos.

Os delegados Niki Locateli e Leomar Gonçalves presidiram as investigações e ressaltaram a extremamente complexa da ação por se tratar de crime cibernético envolvendo inúmeros perfis com dados falsos e ocultos, o que demandou intenso trabalho de inteligência.

Essa é a primeira fase da operação que terá prosseguimento após a análise do material apreendido.

Na mesma oportunidade a Delegacia Especializada em Repressão aos crimes contra o patrimônio – DERF de Ariquemes está cumprindo 05 (cinco) mandados de prisão e um de busca e apreensão pertinentes a crime de roubo com restrição de liberdade das vítimas que ocorreu em Buritis, totalizando o cumprimento de 11 medidas cautelares na operação.

Fonte: Assessoria da Polícia Civil

Publicidade
Publicidade

Publicidade
Publicidade

O Jornal Digital Portal de Rondônia é um portal de notícias independente compromissado em transmitir os fatos, leva as principais notícias de Rondônia, do Brasil e do Mundo.

Publicidade

Facebook

Publicidade

Grupo de notícias

Publicidade