Conecte-se conosco

Política

Deputado Eyder Brasil institui o dia da Policial Militar Feminina

Publicado

em

O deputado estadual Eyder Brasil (PSL) apresentou o Projeto de Lei 104/19, que cria para o dia 10 de Fevereiro, o “Dia da Policial Militar Feminina”. O projeto foi aprovado durante sessão ordinária, sendo uma alusão ao dia 10 de Fevereiro de 1983, que marcou o ingresso das primeiras mulheres na PMRO.

O parlamentar reforçou o valor das bravas e destemidas mulheres que ingressaram na Polícia Militar do Estado de Rondônia. “É uma data, que para elas, tem um valor sentimental e histórico que é de servir o estado, na proteção dos cidadãos. Além disto, dentro da instituição, pode-se criar uma futura gestão transversal de políticas”.

HISTÓRICO

O Dia da Policial Feminina é celebrado nos estados do Mato Grosso, Maranhão, São Paulo, sendo instituído através de Lei Estadual, destacando a importância e resiliência das mulheres dentro da Instituição. Atualmente, as mulheres conquistaram os altos postos de comando e estão em todas as frentes do trabalho operacional.

Em Rondônia, a primeira menção à Policial Militar Feminina é registrado no Boletim Interno Nº 051, no dia 17 de março de 1983, onde Angelina dos Santos Correia e Maria Lucia Cardoso de Lima foram matriculadas no curso de formação de oficiais, ministrado na academia de Polícia Militar do Rio de Janeiro.

Lamentavelmente, consta nos históricos, que Maria Lucia contraiu malária e foi a óbito. A aluna oficial Angelina, atingiu o mais alto posto de comando, sendo a Comandante Geral da Polícia Militar.

Diante da situação apresentada, ocorreu a idéia da institucionalização de uma data comemorativa para a Policial Militar Feminina, com o intuito de não se perder um fato significativo na História da Polícia Militar de Rondônia e na sua bela trajetória dentro da Corporação.

Assim, a data foi indicada para 10 de Fevereiro. Neste dia, também seria tratado debates sobre o combate ao preconceito, assédio e violência dentro da Instituição.

Publicidade
Publicidade

Publicidade
Publicidade

O Jornal Digital Portal de Rondônia é um portal de notícias independente compromissado em transmitir os fatos, leva as principais notícias de Rondônia, do Brasil e do Mundo.

Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Publicidade

Facebook

Publicidade

Grupo de notícias

Publicidade

error: Ė vedada a reprodução de conteúdo sem a citação da fonte ou autorização do proprietário