Conecte-se conosco

Política

Samuel Costa: Os governos não foram eleitos para economizar

Portal de Rondônia

Publicado

em

Samuel Costa Os governos não foram eleitos para economizar

Um tema percorreu ontem os comentários políticos em Rondônia e me chamou a atenção. Trata-se da “economia” que alguns órgãos públicos fizeram no ano de 2019. Existe até a decisão “generosa” de alguns deles em destinar a economia feita para a realização de ações específicas que, segundo alguns analistas, atenderão a interesses políticos, também específicos.

Não quero entrar nessa discussão sobre o uso que será dado à “economia” feita, o momento não é adequado.

Quero tratar de um debate que se arrasta há muito tempo e está embutido numa questão muito complexa, que opõe esquerda e direita: Qual é o tamanho ideal do Estado? Para mim, o tamanho que resolva efetivamente os problemas das pessoas, pobres e ricas.

Mas, enquanto não se define isso, e enquanto os problemas de saneamento, saúde, segurança, de infraestrutura, educação, assistência social (idoso, criança e adolescente), emprego, meio ambiente, qualificação profissional, não estiverem resolvidos, não pode haver “economia” pelos governos. Já não existem recursos suficientes para nada (pelo menos esse é o discurso, e a qualidade do que chega aos cidadãos comprova isso), por quê economizar?

Se os governos gastam mal, portanto o que já é pouco fica menor ainda, economizar pra quê?

Tem que gastar tudo, e gastar bem, para que possa entregar mais e melhor aos cidadãos – e preencher vazio históricos que penalizam gerações de famílias..

Além disso, qual é a transparência que será dado em relação ao montante economizado?

Por Samuel Costa

O Jornal Digital Portal de Rondônia é um portal de notícias independente compromissado em transmitir os fatos, leva as principais notícias de Rondônia, do Brasil e do Mundo.