Conecte-se conosco

Política

Palitot acompanha revitalização do Patrimônio do Município

Portal de Rondônia

Publicado

em

“A ideia de pertencimento é algo a ser trabalhado nas próximas gerações se quisermos evoluir como pioneiros que somos”, afirma o professor

Uma ação permanente em seu mandato, a defesa da memória e do patrimônio histórico-cultural de nossa cidade vem resultando em bons frutos para a capital do Estado. Após décadas de abandono, o Complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, o Cemitério das Locomotivas, o Cemitério da Candelária e o Memorial Rondon ganham novos ares devido ao trabalho do vereador Professor Aleks Palitot.

“É a soma de um grande esforço de vários órgãos, autarquias e entidades em diversas esferas e de variadas raízes para melhorar ainda mais todo o Complexo Turístico de nossa capital que abrange desde a Praça da EFMM até o Memorial Rondon, em Santo Antônio”, explica o edil, que ressalta valores como o sentimento de pertencimento e valorização de nossa memória, identidade e patrimônio.

Enquanto as diversas frentes de trabalho finalizam a reforma no Complexo da EFMM, a parceria Público/Privada com o Grupo Rovema possibilita a revitalização e reforma da Litorina e da Calamazoo, importantes aparelhos públicos que possuem ligação direta com nossa história e em breve serão entregues e ficarão à disposição da população de nossa cidade.

Memorial Rondon

O mutirão de limpeza, manutenção e revitalização do Cemitério das Locomotivas e do Cemitério da Candelária só vem sendo possível graças ao empenho do Executivo Municipal, através da Semdestur, Semusb e Semusb, além do grande apoio do Governo do Estado por meio da Setur e Sejucel.

“Continuamos fiscalizando e acompanhando as obras da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, (EFMM) e temos cobrado também o Executivo Municipal em relação ao Cemitério das Locomotivas. Na próxima segunda-feira uma força tarefa da Funcultural, da Subsecretária de Turismo, Emdur e Semusb, da Setur e Sejucel realizarão um mutirão para a limpeza do local com o objetivo de torná-lo mais atrativo ao público, será uma boa atração para o Pós COVID”, brinca o vereador.

Fortalecendo ainda mais a equipe dos defensores de nosso patrimônio histórico, a Deputada Federal Mariana Carvalho e o seu irmão, vereador Mauricio Carvalho estiveram na quarta-feira (19), acompanhados do Superintendente do SPU, Coronel Elias; General Lima; Gilvan Pereira, da Setur e Diego Muniz, da Suop em visita ao Memorial Rondon para apresentação de um projeto para o local.

A ideia é tornar o Memorial um Complexo Turístico. Para isto serão realizados investimentos em uma passarela, iniciando seu trajeto ao lado da igreja, com cerca de 605 metros de extensão, além da instalação do projeto de cobertura da locomotiva. O direcionamento de uma emenda parlamentar, por parte da Deputada irá viabilizar ainda mais a concepção deste espaço turístico para nossa Capital.

O Jornal Digital Portal de Rondônia é um portal de notícias independente compromissado em transmitir os fatos, leva as principais notícias de Rondônia, do Brasil e do Mundo.